sexta-feira, 28 de agosto de 2009

sugestão de leitura: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.

Depois de muitos anos encontrei esse livro na minha estante, faz uns oito anos que li A Hora da Estrela, de Clarice Lispector e relendo-o vi como ele é aparentemente simples, mas complexamente instigante. Quem ainda não conhece, vale a pena lê-lo.
A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.


“Escrevo neste instante com algum prévio pudor por vos estar invadindo com tal narrativa tão exterior e explícita. De onde no entanto até sangue arfante de tão vivo de vida poderá quem sabe escorrer e logo se coagular em cubos de geléia trêmula. Será essa história um dia o meu coágulo? Que sei eu. Se há veracidade nela – e é claro que a história é verdadeira embora inventada – , que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro – existe a quem falte o delicado essencial.”

Veja no link abaixo uma entrevista que Clarice Lispector concedeu em 1977, pouco antes de falecer:
http://www.youtube.com/watch?v=9ad7b6kqyok

Nenhum comentário:

Postar um comentário