sexta-feira, 28 de agosto de 2009

atividade 01: literatura no período colonial

Darcy Ribeiro (1922-1997)
[Foi antropólogo e dedicou boa parte de sua vida ao estudo de diversos grupos indígenas brasileiros. Criou a Universidade de Brasilia, da qual foi ministro da Educação, ministro-chefe da Casa Civil e vice-governador do estado do Rio de Janeiro. Eleito senador em 1991, participou ativamente da elaboração de leis de proteção aos menores e estímulo a programas educacionais. Com a sua morte, calou-se uma voz em defesa dos índios e das crianças do Brasil.]

[...] Ao longo das praias brasileiras de 1500, se defrontaram, pasmos de se verem uns aos outros tal qual eram, a selvageria e a civilização. Suas concepções, não só diferentes mas opostas, do mundo, da vida, da morte, do amor, se chocaram cruamente. Os navegantes, barbudos, hirsutos, fedentos de meses de navegação oceânica, escalavrados de feridas do escorbuto, olhavam, em espanto, o que parecia ser a inocencia e a beleza encarnadas. Os índiso, vestidos da nudez emplumada, esplêndidos de vigor e de beleza, tapando as ventas contra a persistência, viam, ainda mais pasmos, aqueles seres que saíam do mar.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.44. (Fragmento).






Hirsutos: cabeludos.
Fedentos: fedorentos.
Escalavrados: arranhados.


Redija um parágrafo argumentativo em que você demonstre como os textos da literatura de viagens podem ser lidos como o registro do enfrentamento de duas civilizações: a européia e a indígena.
Antes de desenvolver seu parágrafo, sugiro as seguintes etapas.

  • Identifique, nos textos dos viajantes, a imagem que fazem dos índios e a imagem que fazem de si mesmos.

  • Identifique a imagem que Darcy Ribeiro faz dos índios e dos portugueses.

  • Compare as representações de índios e de portugueses feitas pelos relatos dos viajantes  e por Darcy Ribeiro.

  • Explique como os relatos de viajantes e o texto de Darcy Ribeiro aplicam de modo diferente os conceitos de "selvageria" e de "civilização".
[Cândido Portinari. O descobrimento do Brasil, óleo sobre tela (1956)]

20 comentários:

  1. As muitas histórias contadas nos livros de viagens de povos europeus descobrindo terras indigenas, mostra toda a realidade do confronto entre esses dois povos. Esses livros contam com detalhes como os europeus chegaram em terras indigenas, já tentaram tomar conta do território. Assim causando revolta nos povos que já estavam no local, causando guerras. Assim também mostrando a realidade de uma guerra entre esses dois povos, em detalhes.

    Cristino Melo

    ResponderExcluir
  2. A literatura de viagens,acontece numa época onde os europeus buscavam os produtos das índias, mas os portugueses acabam chegando ao Brasil e se deparando com um povo desconhecido,os índios. Essa literatura mostra a partir de então o encontro de duas civilizações completamente diferentes, os europeus,colonizadores, interessados em riquezas e os índios, ouros e vivendo livres vivendo em comunhão e paz nas terras brasileiras, um desconhecimento mutuo narrado claramente pelos europeus,são povos com características e ideias completamente diferentes, se encontrando, numa terra que já era dos índios, mas que para os portugueses eles haviam descoberto, sendo assim os portugueses acabam explorando a inocência dos índios para si próprio, com o objetivo de enriquecer, e tudo isso é narrado na literatura de viagens, que indiretamente mostra a sede de poder dos portugueses, e a pureza dos índios.

    Karolina Costa IEIM

    ResponderExcluir
  3. O discernimento de Darcy Ribeiro é completamente diferente do dos viajantes, nota-se que tais viam o índio de maneira selvagem e eles mesmos como civilizados, porém é mais fácil avaliar os outros do que nos mesmos.
    Darcy pode ter uma visão melhor do que os viajantes e os índios realmente eram, para ele o índio possuía um certo nível de inocência e de beleza, porém os viajantes nada mais eram do que bárbaros, com suas devidas características como: fedidos, barbudos, cabeludos, arranhados e machucados.
    Mas também tem a visão do índio que via um povo totalmente diferente de tudo o que já tinha visto. E é aí que começa a disputa de duas culturas, jeitos, hábitos, enfim uma disputa entre tudo o que achavam que estava "certo" ou "errado".
    Gustavo Gomes Fabres 1° MIM

    ResponderExcluir
  4. A Literatura de Viagem ou literatura de Informação, foi um tipo de literatura que era usada pelos portugueses.Pois quando eles se apossaram das terras do Brasil, usavam da linguagem de Viagem para informar a Portugal('colonizador') a situação da colonial (Brasil),relatando o choque e a convivecia entre culturas distintas, tendo de um lado os Portugueses que estavam interessados nas riquezas que a terra oferecia e do outro lado os indios que retirava da terra alimentos para sua sobrevivencia.

    Brenda Feitoza - 1° EIM

    ResponderExcluir
  5. Os índios tinham uma vida de base natural, idéias relativamente arcáicas e simplicidade em todos os seus gestos e ações. Os europeus constituiam uma sociedade civilizada, moderna, bem diferente da "sociedade indígena". Era disso que as literaturas de viagens tratavam. Os índios seriam, para os colonizadores, criaturas inocentes e bem cuidadas, que poderiam ser manipulados a fim de serví-los, e os europeus, para os índios, seriam uma interrogação; talvez homens, talvez uma espécie evoluída de homem. Fosse como fosse, o fato é que essas duas civilizações se relacionariam de algum jeito. E foi o que aconteceu. Os índios foram usados pelos europeus como ferramentas de trabalho, devido a sua relativa inocência, e, como Darcy Ribeiro trata em seu texto, a saúde indígena proveniente de sua vida natural foi afetada pelos europeus cheios de doenças. Como os europeus escreviam sobre tudo o que descobriram nas literaturas de viagem, certamente consta a saúde desses nativos. É aí que entra a relação entre as literaturas de viagem e o confronto entre índios e europeus: Os europeus descobriram, e escreviam, sobre uma civilização totalmente diferente da deles.

    ResponderExcluir
  6. A civilização européia, ou melhor os portugueses ficaram em estado de choque quando viram ao desembarcar daquela longa viagem marítima , na quele lugar desconhecido,aqueles seres tam diferentes da sua realidade(os indios).
    Assim puderam perceber que todos aqueles conseitos sebre "selvageria" eatavam errados pois aquilo que estavam vemdo em suas frentes que era selvagem.

    jadsmila ferreira rocha 1º MIM

    ResponderExcluir
  7. A literatura no período colonial foi principalmente literatura informativa, composta com textos de viagens.Nesse período Portugal descobre o Brasil, com o objetivo de descobrir novas riquezas .Nessa terra havia habitantes ao qual os portugueses os consideravam selvagens,pela grande diferença de cultura(os índios).Os portugueses escravizaram os índios aproveitando da inocência daqueles habitantes que não tinham grandes conhecimentos das coisas de outros países.Esses acontecimentos são narrados nesses textos da literatura de viagens.

    ResponderExcluir
  8. A literatura informativa surgiu no período colonial, e tinha por finalidade descrever as viagens dos portugueses e suas experiências em terra firme. Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras, encontraram os índios e se espantaram com seu modo de vida, tido como "selvagem". A partir daí, começaram a querer catequizar os índios, foi quando surgiu a Literatura de catequese. Esses dois tipos de literatura tiveram um grande valor histórico, pois descrevem como foi o período colonial e como era o modo de vida dos índios na época da colonização, o que nos permite ter uma visão mais ampla do assunto.

    -->Mariana Silva Rodrigues Bezerra, 1MIM

    ResponderExcluir
  9. No período do descobrimento do Brasil pelos portugueses, logo em que aqui chegaram encontraram um povo totalmente diferente deles próprios. A literatura de informação que foi empregada nesse início de colonização, mostra a diferença,ou seja, o choque cultural entre os dois tipos de povos. Ela servia para informar e relatar o que havia naquela nova terra, e sua diferença cultural comparado a esse novo povo.

    Pedro Henrique 1º MIM

    ResponderExcluir
  10. A literatura no período colonial mostra o encontro de duas civilizaçoes totalmente diferentes, a civilizaçao europeia que eram interessados em riquezas e os indios que eram livres vivendo no brasil, os europeus tinham uma sociedade civilizada e muito moderna em relaçao aos indigenas que nao eram civilizados e totalmente primitivos, as literaturas de viagem mostram esses tipos de historias...
    Christian Sérgio Tonon.
    1°MIM

    ResponderExcluir
  11. No texto de Darcy Ribeiro, trata os índios de forma que, ao contrario da literatura informativa, eles eram as pessoas com beleza, inocentes, espantados.
    E tratam os Europeus como pessoas ruins, cheios de feridas, "selvagens".
    Na literatura informativa, acontecia exatamente o contrario. Os índios eram chamados de selvagens, e os europeus de pessoas civilizadas.
    No relato de viajantes os "selvagens" são pessoas que mais parecem animais, não tem modo de vida igual aos europeus. E a “civilização” se trata das pessoas européias, que são pessoas que se vestem bem, etc.
    Já Darcy Ribeiro trata os "selvagens" como pessoas dóceis, inocentes, espantadas com o modo dos europeus. Já a "Civilização" são pessoas são ruins, tem preconceito, etc.

    Patrick Bonometti

    ResponderExcluir
  12. Quando os viajantes chegaram ao Brasil eles se depararam com uma civilização bem diferente da que eram agregadas á eles, eles perceberam que os índios eram de pura inocência. Para dercy os índios tinham belezas exuberantes, ao contrário dos viajantes. o conceito selvageria refere-se ao fato dos índios serem seres ignorantes, sem informação. A partir dos fatos ocorridos, surgiram as literaturas de informação e/ou viagem, onde os viajantes relatam através de cartas à Portugal o que acontecia no Brasil e quem eram os índios.

    ResponderExcluir
  13. Os textos da literatura de viagem, relatam sobre um lugar, sobre todos os aspectos do lugar, sobre o seu povo, cultura e as experiências vividas pelo autor visitando num local. Assim como nesse registro, onde o autor visitante Darcy Ribeiro fala sobre o povo, a situação do local e tudo que avistou por la.

    Kaio Pandolfi Pessotti - 1°MIM

    ResponderExcluir
  14. A literatura de viagen é situada na época em que os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, essa literatura narra o choque entre duas civilizações totalmente diferentes,com culturas etnias e tecnologias desiguais.
    Narra também, de forma conotativa,a inocencia do povo indigena e a ganancia dos portugueses.
    Thomas Bueno Schmiit 1º MIM

    ResponderExcluir
  15. As literaturas de viagen tratavam principalmente das enormes diferenças do povo indigena (povo puro e relativamente atrasado tecnologicamente), e o povo europeu (ganancioso e avançado).
    Relatando o contato das duas civilizações.
    raphael pancini

    ResponderExcluir
  16. No desenvolvimento da Literatura de Viagens como forma de relato da terra recém descoberta,observamos o impacto da descoberta mútua: dos índios perante aquelas pessoas com roupas e fisionomia nunca vistas antes e dos colonos perante uma nova beleza,inocência e nudez.Na visão européia, falta de civilização, e na visão indígena rostos duros,implacáveis e em busca de novas riquezas. Conceitos diferentes, de acordo com cada mundo.Enfim,a Literatura de Viagens narrou o Novo mundo dando matéria-prima para os futuros escritores que aqui nasceriam e que utilizariam temas fascinantes de natureza e exotismo em suas obras.

    Rayane Nascimento Corrêa.

    ResponderExcluir
  17. A literatura informativa é uma das literaturas existente no período colonial brasileiro, que se subdivide em literaturas de catequese e viagens. A literatura de viagem foi escrita pelos portugueses para relatar como era a terra recém-descoberta assim como o povo que ali estavam quando chegaram. Segundo relatos, os índios eram atrasados civilizadamente e eram ingênuos e inocentes por estarem nus. Já o texto de Darcy Ribeiro nos relata o espanto e o choque das duas civilizações: a europeia e a indígena.

    Laís Medeiros Siqueira Carvalho. I°MIM

    ResponderExcluir
  18. A literatura de viagem foi utilizada pelas frotas das grandes navegações, onde nesses registros eles contavam detalhadamente os caminhos, os acontecimentos, os fatos e as coisas nunca vistas antes, para servir como história e informar os paises colonizadores de novas descobertas de terras. Quando a frota de navio de Portugal chegou ao Brasil, também foi realizados escrituras, com os mesmos fins.

    Bruno Eugenio Giacomin da Silva
    1° EIM

    ResponderExcluir
  19. Os escritores das cartas de viagem no Brasil falam sobre o choque de uma cultura com outra totalmente diferente.Muitos se referem aos índios como se fossem criaturas que precisam ser salvas, pessoas atrasadas e inocentes.Outros, apenas falam bem dos portugueses, não falam do que os índios acharam dos portugueses, mas falam apenas do defeito dos índios.Alguns até dizem como os portugueses estavam bem vestidos, como Pero Vaz de Caminha:"...Capitão[...]estava sentado em uma cadeira[...], e bem vestido com um colar de ouro muito grande ao pescoço..."

    ResponderExcluir
  20. Darcy Ribeiro trata os índios de forma inocente e pura e os navegadores como pessoas ruins e selvagens.O que contradizia a literatura informativa, que diz que os índios são selvagens e os navegadores pessoas civilizadas.A literatura informativa tinha a finalidade de descrever as viagens dos navegadores.
    Mônicka Tonini

    ResponderExcluir