domingo, 17 de maio de 2009

aula 04: genero literário - épico e lírico

O gênero épico (narrativo)

Todos os povos tem as suas narrativas. A forma como as organizam pode variar, os meios através dos quais circulam podem ser diferentes, mas o fato é que contar histórias parece ser uma atividade própria da natureza humana.

Dos poemas orais ao romance contemporâneo, a literatura registra a trajetória das narrativas e seu estudo nos ajuda a compreender as mudanças formais e de conteúdo por que passaram.

As narrativas mais antigas apresentam uma característica comum: todas contam os feitos extraordinários de um herói.

>>> Os longos poemas narrativos, em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado em estilo solene, grandioso, são chamados de épicos ou epopeias. O temo deriva do grego épos, dentre os seus significados, que dizer palavra, verso, discurso.

Observe a cena de abertura da Odisseia, podemos identificar algumas das características típicas da épica:

Musa, reconta-se os feitos do herói astucioso que muito
peregrinou, dês que esfez as muralhas sagradas de Troia;
muitas cidades dos homens viajou, conheceu seus costumes,
como no mar padeceu sofrimentos inúmeros na alma,
para que a vida salvasse e de seus companheiros a volta.
(Homero, Odisseia.)

O poeta pede inspiração as musas para contar a história de um herói, Odisseu (também chamado de Ulisses), que peregrinou por muitas cidades e sofreu terríveis provocações desde que desfez as muralhas sagradas de Troia. Aí sua superioridade diante de outros homens.
A estrutura do poema épico

Toda epopeia apresenta uma organização interna. Como se trata de um poema longo, a epopeia é dividida em várias partes, denominadas cantos. Na estrutura da epopeia, os cantos são organizado de modo a cumpir funções preestabelecidas:
Proposição: o poeta define o tema e o herói de seu poema.
Invocação:o poeta pede a musa ( divindade inspiradora da poesia) que lhe inspire, para desenvolver com maestria o tema de seu poema.
Narração: o poeta narra as aventuras de seu herói.
Conclusão: o poeta encerra sua narrativa, após relatar os feitos gloriosos que marcaram a trajetória de seu herói.

O genero lírico

Na Grécia Antiga, as epopeias cumpriram um importante papel de divulgar os ideais e valores que organizavam a vida na polis (em grego, cidade ou estado). Os poemas épicos, porém, não respondiam ao anseio humano de expressão individual e subjetiva.

A poesia lírica surge como uma forma de atender a esse anseio. Ela se define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais. Uma outra marca característica de sua estrutura é o fato de dar voz a um sujeito lírico, diferente da narração impessoal própria da épica.

Em uma tentativa de explicar a relação entre poesia e a expressão de sentimentos, o poeta norte-americano Robert Frost dizia que o poema nasce de um nó na garganta, de um sentimento de que algo está errado, das saudades de casa, das amarguras do amor, para ganhar forma no pensamento, que encontra as palavras exatas para expressá-lo.

As primeiras manifestações líricas

No início, os poemas líricos eram cantados, geralmente acompanhados pela lira, um instrumento musical de cordas. Foi do nome desse instrumento que derivou a denominação do gênero literário como lírico.

A separação entre poesia e música só aconteceu depois da invenção da imprensa, no século XV, quando a cultura escrita passou a prevalecer sobre cultura oral. É por essa razão que, para os antigos, a lírica é sempre associada a música e ao canto, enquanto, para os modernos ela se define essencialmente pela expressão subjetiva.

Embora vários poetas da Antiguidade tenham se dedicado tenham se dedicado à composição de poemas líricos, esse gênero literário não era tão valorizado quanto o épico ou o dramático.

Foi somente no Renascimento italiano que a poesia de expressão subjetiva ganhou o renascimento equivalente ao dos demais gêneros. Isso aconteceu quando o gosto do público leitor foi conquistado pela poesia amorosa de Petrarca e seus seguidores. Desse momento em diante, consolidou-se a identificação da lírica como um dos três grandes gêneros literário.
Formas da lírica

Desde o nascimento da lírica, vários foram as estruturas utilizadas na composição de poemas. Algumas se tornaram mais conhecidas, uma vez que permaneceram em uso ao longo dos séculos. São elas:

A elegia: poema surgido na Grécia Antiga que trata de acontecimentostristes, muitas vezes enfocando a morte de um querido ou de alguma personalidade pública.
A écloga: poema pastoril que retrata a vida bucólica dos pastores, em um ambiente campestre.
A ode: poema também originado na Grécia Antiga que exalta valores nobres, caracterizando-se pelo tom de louvação.
O soneto: a mais conhecida das formas líricas. Poema de 14 versos, organizados em duas estrofesde quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (terceto).

Recursos poéticos

Quando lemos um texto, nossa atenção costuma se voltar para o sentido das palavras. Ao fazer isso, analisamos seu aspecto semântico. As palavras, porém, também têm uma sonoridade muito explorada pela literatura. Essa sonoridade é a base para a construção de recursos poéticos, como ritmo, o metro e a rima.

Ritmo pode ser definido como um movimento regular, repetitivo. Na música, é a sucessão de tempos fortes e fracos que estabelece o ritmo. Na poesia, ele é marcadoprincipalmente pela alternância entre acentos (sílabas átonas/tônicas) e pausas.

O metro é o número de sílabas métricas de um verso. A contagem dessas silabas chama-se metrificação. Quando contamos sílabas em um verso, não devemos considerar as que ocorrem após uma sílaba tônica do verso.

Rima é a coincidência ou a semelhança de sons a partir da vogal tônicano fim dos versos.

47 comentários:

  1. O genero épico é um poema que é narrado,de forma solene e grandiosa,que conta a história de um herói.O genero lirico se diferencia do épico pois,é usado para mostrar o anseio humano de expressao individual e subjetiva.Os poemas liricos sao formados por varias estruturas,a pricipal é:O soneto(poema de 14 versos organizado em duas estrofes de 4 versos).

    ResponderExcluir
  2. Os gêneros litarários se diferenciam pela forma que são lidos e escritos. São eles: épico, lírico e dramático.
    A narrativa épica: são narrativas antigas que apresentam histórias de heróis e seus grandes feitos, uma epopeia.
    A narrativa lírica: se caracteriza pelo lado mais humano do que é narrado, podendo ser cantado também, por isso possui esse nome, pois antigamente era acompanhado de um instrumento, a lira. Costuma dar voz a um sujeito (eu lírico).

    Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  3. Para um texto ser épico, ele precisa retratar um héroi, se não possuir o mesmo ele não pode ser chamado de texto épico. O texto épico é dividido em quatro partes: Proposição, Invocação, Narração e Conclusão. A palavra lírica, deriva da palavra lira, que por sua vez é um instrumento musical, mas foi popularizada como se fosse só um gênero textual. No poema é trabalhado essas três estruturas :elegia, écloga e soneto. E na construção da poesia são usados o ritmo, o metro e a rima.

    ResponderExcluir
  4. Para um texto ser épico, ele precisa retratar um héroi, se não possuir o mesmo ele não pode ser chamado de texto épico. O texto épico é dividido em quatro partes: Proposição, Invocação, Narração e Conclusão. A palavra lírica, deriva da palavra lira, que por sua vez é um instrumento musical, mas foi popularizada como se fosse só um gênero textual. No poema é trabalhado essas três estruturas :elegia, écloga e soneto. E na construção da poesia são usados o ritmo, o metro e a rima.

    ResponderExcluir
  5. O lirico expressa um sentimento, como por exemplo a boa expressão têm como resultado a esteticidade. O sentimento existe como tema, e que se expressa na obra poética. O gênero épico, tem como tema a exaltação no mais alto estilo poético, por exemplo, de um acontecimento heróico,social, empreendimento.
    olmeris - 1º MIM

    ResponderExcluir
  6. Genero sao obras que apresentam caracteristicas semelhantes.Generos literarios são divididos em tres tipos ou partes o genero epico , o lirico e o dramatico.
    O genero epico é uma narrativa. Todos os povos tem as suas respectivas narrativas, as narrativas mais antigas apresentam uma caracteristica comum em que todas contam feitos extraordinais de um heroi. Os longos poemas narativos sao chamados de epicos ou epopeias.
    O genero lirico foi criado na grecia antiga para as pessoas poderem expressar o que eleas sentiam, porque as epopeias so cumpriam o papel de divulgar ideias e valores nas polis que eram os estados gregos mas as epopeias nao espressavam emoções e sentimentos e por isso que surgiu o poema lirico.Os recursoso poeticos usados so o ritmo o metro e a rima.
    Raphael Pancini (1ºMIM)

    ResponderExcluir
  7. Os generos são conjuntos que apresentam forma e conbteúdocomo características.
    Hoje vimos os generos épico e lírico. O genero lírico respondem o anseio humano e também da voz a um perssonagem lírico, que não possui fala la realidade. O genero épico contam histórias de hérois, e para o autor escrever sua epopeia el deve escolher as funções de preposição, invocação, narração e conclusão.
    Também vimos os recursos poéticos que possuem como base ritimo, metro e rima.

    ResponderExcluir
  8. Nos poemas épicos ou epopeias há acontecimentos historicos protagonizados por um herói,é celebrado em estilo solene e grandioso.A epopeia é organizada em: preposição, invocação, narração e conclusão.
    A poesia lírica se define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais. Existe algumas estruturas na composição dos poemas líricos. Os mais conhecidos são: elegia, écloga e o soneto.
    As palavras possuem uma sonaridade muito utilizada na literatura. Essa sonaridade é a base para a construção de recursos poéticos, como ritmo, metro e rima.

    Aurimar ♥

    (Bianca Carvalho Frassi _ 1ºMIM

    ResponderExcluir
  9. os generos literarios tem tres tipos,épico, lirico e dramatico. nessa quarta aula nós estudamos os generos épico e lirico, que se resumem em:
    épico: é solene, grandioso e sempre comtém a presença de um herói.
    lirico: surgiu como forma de atender ao anseio de expressão individual e subjetiva que o genero épico não tem. o nome lirico derivou-se de um intrumento musical da época chamado lira.

    ResponderExcluir
  10. Existem três gêneros literários: épico, lírico e dramático. O genero épico, é o narrativo, as narrativas mais antigas contam os feitos dos heróis. A epopéia é um poema longo e é dividida em várias partes, denominadas cantos, que são organizados de modo a cumprir funções preestabelecidas: Preposição, Invocação, Narração e Conclusão.

    O gênero lírico, na Grécia Antiga as epopeias cumpriam o papel de divulgar os ideais e valores que organizavam a vida na cidade.

    Moreno Barcellos

    ResponderExcluir
  11. GENERO LITERÁRIO
    Todos os países tem suas narrativas, de todos os estilos e tamanhos, variando de acordo com as diferentes culturas. O gênero épico são as narrativas mais antigas onde predomina os feitos de um herói. O gênero lirico expressa sentimentos e emoções , as estruturas mais utilizadas são: elegia, écloga e soneto. Podemos usar também alguns recursos poéticos como : ritmo, metro e rima.

    (Nicolas Prates)

    ResponderExcluir
  12. Existem três gêneros literários: épico, lírico e dramático. O genero épico, é o narrativo, as narrativas mais antigas contam os feitos dos heróis. A epopéia é um poema longo e é dividida em várias partes, denominadas cantos, que são organizados de modo a cumprir funções preestabelecidas: Preposição, Invocação, Narração e Conclusão.

    O gênero lírico, na Grécia Antiga as epopeias cumpriam o papel de divulgar os ideais e valores que organizavam a vida na cidade.

    Victor Rodrigues Periz

    ResponderExcluir
  13. Pode se dizer que uma narrativa é do gênero épico quando um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado em estilo solene, grandioso. Os poemas épicos, porém, não respondem ao anseio humano de expressão individual e subjetiva.A poesia lírica atende a esse anseio. Ela se define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais,dando voz a um sujeito lírico, diferente da narração impessoal própria da épica.

    ResponderExcluir
  14. Existem três tipos de gêneros literários,o épico, o lírico e o dramático.
    O gênero épico é solene, grandioso e contém semp´re um herói.
    O gênero lírico é a poesia, se define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais.

    ResponderExcluir
  15. O genero literário épico, possui uma característica comum: todos contam os feitos de um herói, porem sempre em um estilo solene, grandioso, onde alem de épicos podem ser chamados de epopéias. Como se trata de um poema longo, a epopéia é dividida em cantos, que são organizados em: proposição, invocação, narração e conclusão. Outro gênero literário é o lírico que surgiu na Grécia antiga, ja que naquela época o épico não respondiam ao aqnseio humano de expressão individual e subjetiva, é diferente do épico ele da voz a um sujeito lírico, porem não foi tão valorizado nese tempo. As estruturas para se contruir um poema desse genero são: A elegia, a écloga, a ode e o soneto.
    Murilo Tozatto Breda

    ResponderExcluir
  16. Poemas épicos: poemas narrativos protagonizado por um herói.

    Estrutura do poema épico:
    - Proposição: definição do poema e herói do poema.
    - Invocação: pedido do poeta para a musa para desenvolver o poema.
    - Narração: história.
    - Conclusão: Encerramento da narrativa.

    Genêro Lírico: expressão de sentimentos e emoções pessoais.

    Manifestações Líricas:
    - A Elergia: surgido na Grécia Antiga, foca a morte de um ente querido ou de alguma personalidade pública.
    - A écloga: retrata a vida dos pastores no campo.
    - O soneto: Poema de 14 versos, organizado em duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (terceto).

    Recursos poéticos: proporcionado pela sonoridade das palavras.
    -Ritimo: movimento regular de um contexto.
    -Metro: número de sílabas métricas de um verso.
    -Rima: semelhança de sons no fim dos versos.

    Roberta Rios.

    ResponderExcluir
  17. O gênero épico tem três fatores em comum: São solenes, grandiosos e sempre vai conter a participação de um herói.
    Os épicos van sempre ter uma organização própria, vão conter partes, denominados cantos. São eles: Proposição; Invocação; narração e conclusão.
    Já o gênero lírico, é definido pela expressão de sentimentos próprios, outra característica própria é o fato de dar voz a um sujeito.
    As estruturas do lírico que mais utilizamos atualmente são: A elogia; a écloga; o soneto; alem de outras...

    (Patrick Bonometti)

    ResponderExcluir
  18. Existe três tipos de gêneros literários: lírico, épico e dramático.Mas, estudamos apenas o lírico e o épico.
    Épico: Narração que possui heróis em suas histórias.Estilo solene e grandioso.Narrativa impessoal.
    Lírico: É poesia que se define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais, dá voz ao sujeito lírico.

    ResponderExcluir
  19. A necessidade de comunicação surgiu com a civilização humana,sendo uma base para a evolução.Com esta evolução,o homem construiu sua maneira de passar informações a seu grupo e mantê-las para as futuras gerações,através das narrativas,diferentes de acordo com a cultura e o costume.Um dos tipos de narrativa antiga é a epopéia(do grego épos,que significa verso,discurso),que conta a aventura de um determinado herói e a divulgação de ideais e valores da época.Porém este gênero não deixava espaço para a expressão individual.Com essa necessidade surgiu a poesia lírica que expressa as emoções do escritor e assim possibilita que conheçamos mais seus pensamentos.

    ResponderExcluir
  20. O genero literário Épico ou epopeia, é um genero que em seus textos narra a história e os grandes feitos de um herói, de uma forma solene e que mostre os grandes feitos e a bravura do personagem. Este tem uma organização interna dividida em partes ou cantos; proposição, invocação, narração e conclusão. Como esse tipo de texto não saciava o anseio de expressão individual, surgiu então a poesia lírica, que no inicio não era somente escrita, era cantada, essa separação da poesia e da música foi concretizada a partir da invensão da imprenssa, esse estilo de poesia narra as emoções e sentimentos do eu-lírico (o personagem).

    André Luz Leite

    ResponderExcluir
  21. O genero literário Épico ou epopeia, é um genero que em seus textos narra a história e os grandes feitos de um herói, de uma forma solene e que mostre os grandes feitos e a bravura do personagem. Este tem uma organização interna dividida em partes ou cantos; proposição, invocação, narração e conclusão. Como esse tipo de texto não saciava o anseio de expressão individual, surgiu então a poesia lírica, que no inicio não era somente escrita, era cantada, essa separação da poesia e da música foi concretizada a partir da invensão da imprenssa, esse estilo de poesia narra as emoções e sentimentos do eu-lírico (o personagem).

    André Luz Leite

    ResponderExcluir
  22. Poemas épicos: poemas narrativos protagonizado por um herói.
    Estrutura do poema épico:
    Proposição,Invocação,Narração,Conclusão.
    Genêro Lírico:expressão de sentimentos e emoções pessoais.
    Manifestações Líricas:
    A Elergia,a écloga,a soneto.
    Recursos poéticos:proporcionado pela sonoridade das palavras.
    Ritimo,Metro,Rima.

    ResponderExcluir
  23. Existem três tipos de gêneros literários,o épico, o lírico e o dramático.
    Narração (épico) é o que narra feito históricos, heróicos e outros.
    Líricos é a expressão de sentimentos pessoais.

    Henrique de Oliveira

    ResponderExcluir
  24. O gênero épico narra a saga de um heroi em estilo solene.Mesmo sendo caracterizado por longos poemas (epopeias),esse gênero literário não expressava o sentimento do povo.Nessa tentativa de expressar os sentimentos,surgiu o gênero lírico que ,por isso,ficou conhecido como um gênero mais subjetivo e mais expressivo.

    ResponderExcluir
  25. O gênero literário Épico ou epopeia, seus textos são narrados de feitos históricos , e os grandes feitos de um héroi, com o estilo solene e grandioso. O gênero Lírico expressa sentimentos e emoções pessoais.
    Manifestações Líricas: a elergia, a écloga e a soneto.
    Recursos poéticos são proporcionados pela sonoridade das palavras em ritmo, metro e rima.


    Jorge Gomes Soares junior

    ResponderExcluir
  26. Nádia disse...

    genero literário Épico,é composto por narração de efeitos,heróico,com grande enfase nos atos de bravura, longos poemas chamados apopeia,prosa,romance,conto,fabúla...

    Lírico pode ser escrito em verso ou prosa, predomina da 1 pessoa gramatical, o texto lirico é ateporal... é dividido em épico e lírico com suas importancias a cima.

    Nádia Verly

    ResponderExcluir
  27. O gênero Lírico foi criado quando os autores, queriam expressar seus sentimentos... tudo em primeira pessoa.
    e antigamente era cantado.
    já o épico narrava textos de heróis e grandes jornadas. Narrado em terceira pessoa.

    Cristino Melo

    ResponderExcluir
  28. O gênero épico é muito antigo e caracterizado por estar na terceira pessoa,sempre falando de histórias de herois e de sua bravbura, o gênero lírico antigamente era muito ligado a música, diferente de hoje, ele está na primeira pessoa e conta seus sentimentos,gênero lírico é o que chamamos de poema.

    Karolina Ribeiro Costa

    ResponderExcluir
  29. Gêneros literários são um conjunto de obras que apresentam características semelhantes, e pode ser dividido em: épico, lírico e dramático.
    O gênero lírico, expressa sentimentos e emoções pessoais do autor, antigamente eram apenas cantados, e acompanhados pela lira, daí o nome lírico. Hoje é mais conhecido como poesia, e escrito na 1ª pessoa gramatical. Também há presença de rimas, métrica e ritmo.
    O gênero épico narra atos históricos, heróicos, dando muita importância aos atos de bravura. Escrito em 3ª pessoa, o narrador conta uma história que envolve terceiros, seguindo uma seqüência temporal.

    Danilo Pereira Neves 1ºEIM

    ResponderExcluir
  30. O genero épico registra a os feitos de um heroi, de forma como cada povo tinha sua narrativa.A diferença entre o épico e o genero lirico está na ligação com a musica (lira) e na necessidade do ser humano de fazer registros individuais para se expressar

    (thomas)

    ResponderExcluir
  31. Na literatura existem três principais tipos de generos textuais, sao eles: épico, lírico e dramático
    O genero épico, geralmente se apresenta em um texto longo, que conta uma história de personagens heróicos, que tem feito incontáveis feitos de bravura, sempre com estilo solene e grandioso.
    o genero lírico se apresenta de forma graciosa, sempre com harmonia entre as palavras e sons, predominandos sentimentos, a emoçao. Se apresenta em forma de poema.

    José Leandro Oliveira Fiorot

    ResponderExcluir
  32. A literatura é composta de três gêneros: o épico, o lírico e o dramático. O gênero épico consiste em uma narrativa em 3ª pessoa de feitos gloriosos de um herói. Ao organizar uma dessas narrativas, o autor geralmente engloba 4 elementos: a PROPOSIÇÃO de um herói e um tema, a INVOCAÇÃO à musas divinas para inspirá-lo, a NARRATIVA da história, e a CONCLUSÃO da mesma.
    Já o gênero lírico é narrado em 1ª pessoa, suprindo as necessidades humanas de "auto-expressão". Esse gênero literário conta com poemas como as eleges, que tratam de acontecimentos tristes, as éclogas, que tratam da vida campestre de pastores, e, predominantemente, de sonetos, poemas com 2 estrofes de versos e 2 de 3. Estilisticamente, o gênero lírico também conta com rimas, ritmo e métrica.
    Do gênero dramático trataremos mais adiante.

    ResponderExcluir
  33. Os generos literarios são divididos em três, sao eles:
    Epico, Liríco e Dramatico. No épico o narrador retrata feitos heróicos, com sentidos gradiosos. Já no Lirico o narrador tenta expressar sentimentos pessoais.

    Henrique Biancardi Viguini

    ResponderExcluir
  34. o genero épico é na terceira pessoa,que tem como caracterisca de o protagonista ser um herói.
    o genero lírico é escrito na primeira pessoa
    Manifestações Líricas: a elergia, a écloga e a soneto

    ResponderExcluir
  35. O gênero literário pode ser divido em épico e lírico. O épico pode ser uma narração sobre feitos históricos, longos poemas, prosas e textos longos.
    O lírico pode ser um verso ou uma conversa, e nota-se uma presença de rimas, metrica e ritmo, gealmente está escrito na primeira pessoa.


    Bruno Eugenio Giacomin da Silva
    1EIM

    ResponderExcluir
  36. Existem três tipos de gêneros literários,o épico, o lírico e o dramático. O gênero épico narrava textos de heróis e grandes jornadas e sempre em terceira pessoa. O gênero lírico, na Grécia Antiga as epopeias cumpriam o papel de divulgar os ideais e valores que organizavam a vida na cidade.

    Rhayfran

    ResponderExcluir
  37. Os textos podem ser de três estilos literarios sendo o épico(narrativo), lírico e dramatico.
    O épico(narrativo), é um texto no qual se consiste em uma narração em terceira pessoa, quando o texto narrativo é muito grande e narra a historia de um grande homem ele é considerado uma epopeia.
    O texto lírico tem esse nome pois quando surgiu era transmitido oralmente com o auxílio da liria, esse gênero surgiu com a necessidade da auto-expressão o que não era possivel com o genero épico.

    Rodolfo Alves

    ResponderExcluir
  38. O gênero épico é uma narrativa que tem como característica, acontecimentos históricos protagonizados por heróis.Este gênero é dividido em várias partes que são:proposição,invocação,narração e conclusão.O gênero lírico se define pela expressão individual e subjetiva de sentimentos e emoções pessoais.As estruturas líricas mais conhecidas são:elegia,écloga e soneto.As palavras têm uma sonoridade muito explorada pela literatura que é a base para a construção de recursos poéticos que são:ritmo,metro e rima

    ResponderExcluir
  39. O gênero épico surgiu na antiguidade e trata-se de um poema longo (chamado epopéia) que narra uma história, dando ênfase ao herói e aos seus feitos. É dividido em proposição, invocação, narração e conclusão.
    Já o gênero lírico é expresso em forma de poemas, assim como também em prosa, e trata-se da expressão dos sentimentos e pensamentos do autor. Através das quais pode-se entender mais do universo do autor.
    Mariana Silva Rodrigues, 1ºMIM

    ResponderExcluir
  40. Obras que apresentam características semelhantes são chamadas de Gênero. Gêneros literários são subdivididos em três partes distintas: o gênero épico , o lírico e o dramático.

    O gênero épico é um gênero de narração. Cada povo tem suas características em relação à narração.As mais antigas tem um fator em comum no qual todas dizem fatos heróicos.

    O genero lirico teve sua origem na Grécia, nele as pessoas buscavam expressar seus sentimentos.

    Os recursos poéticos são utilizados em rimas, ou seja, em combinações de palavras com final semelhante.

    Mateus Herzog, 1º EIM

    ResponderExcluir
  41. Gêneros Literários - Épicos e Lirícos

    O texto épico, também chamado de epopeia, possui carácter narrativo. Narra feitos heróicos de uma pessoa central. Já o texto lírico narra de forma poética os sentimentos de uma pessoa.
    O termo lírico surgiu na época em que os poemas eram "cantados", citados ao som de um instrumento musical chamado lira. E só houve separação entre a música e a poesia, quando a cultura escrita se sobressaiu a cultura oral.
    As estruturas mais conhecidas do texto lírico são: elegia, écloga e soneto. Respectivamente apresenta: a morte de uma pessoa querida ou importante na sociedade, a vida bucólica no campo e 14 versos, tendo dois quartetos e dois tercetos de versos.

    Laís Medeiros Siqueira Carvalho.

    ResponderExcluir
  42. O gênero épico ou narrativo, é um genero onde apresentam uma característica comum: todas contam os feitos extraordinários de um herói. O genero lírico se define pela expressão de sentimentos e emoções pessoais,outra marca característica é o fato de dar voz a um sujeito lírico.
    Nathássia Marques 1º MIM

    ResponderExcluir
  43. Quanto aos tipos de gêneros literários, temos:

    # Épico:narra feitos históricos, principalmente heróicos, pode envolver aventuras, guerras.Os verbos e pronomes são escritos em terceira pessoa.

    # Lírico:é um texto atemporal, pode ter descrição.Os verbos são escritos em primeira pessoa.

    MARIA ANGÉLICA 1ºEIM

    ResponderExcluir
  44. O gênero épico é uma narrativa (uma história, digamos assim) que tem como caracterítica principal fatos que aconteceram com um herói. O gênero lírico é uma forma de o autor expressar-se com seus pensamentos e sua forma de ver o mundo, é uma expressão individual.

    Karolyne, Eletrotécnica.

    ResponderExcluir
  45. Vimos que o Lírico é uma narrativa que relata histórias, fatos acontecimentos Teve a sua origem na Grécia na obra é um fato muito importante. E o épico envolve aventuras guerras fatos que ocorrem que acontece na obra que quando interpretamos uma obra nos mostra os acontecimentos.

    Nádia Verly Eletrotécnica

    ResponderExcluir
  46. A literatura é a arte que possui a palavra como matéria prima de suas criações.
    Os gêneros literários se diferenciam da seguinte forma:Épico, lírico,dramático e narrativo.

    Lírico:se caracteriza por ser narrado em primeira pessoa, onde conta suas emoções e sentimentos.
    Dramático:se diferencia por ser apresentado ao púlblico(dramatizado), representando os conflitos humanos. Se divivde em: comédia,farsa,tragicomédia e tragédia.
    Épico:é narrado em forma de poesia e narra acontecimentos que interessam o público.Uma poesia objetivo.
    Narrativo:apresenta as narrativas em prosa, sendo os principais tipos de narração:romance,novela,conto e fábula.

    ResponderExcluir
  47. A literatura é uma arte que se manifesta pela palavra, pode ser escrita ou falada, os gêneros literários são Épico, Lirico, Dramático e Narrativo
    O gênero épico é uma narrativa em forma de verso, objetiva e impessoal, são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopéias.
    O gênero lirico são as poesias, a subjetividade é uma característica marcante do lirico.
    O gênero dramático são os textos, poesias e prosas de ação e podem ser uma tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.
    O gênero narrativo é uma variante do gênero épico, as principais manifestações narrativas são o romance, a novela, o conto e a fábula.
    Pedro Teixeira

    ResponderExcluir