quarta-feira, 6 de maio de 2009

aula 03: a linguagem da literatura

A linguagem da literatura

A essência da arte literária está na palavra. Usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, a palavra estabelece uma interessante relação entre um autor e seus leitores/ouvintes.

Denotação e Conotação
O sentido conotativo (ou figurado) é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o sentido literal é modificado. Nos textos literários, predomina o sentido conotativo. A linguagem conotativa é característica de textos com função estética, ou seja, que exploram diferentes recursos linguísticos e estilísticos para produzir um efeito artístico.

Em textos não-literários, o que predomina é o sentido denotativo (ou literal). Dizemos que a palavra foi utilizada em sentido literal quando é tomada em seu significado básico.

O poder de explorar sentido
Quando as palavras assumem no texto literário diferentes significados, dizemos que ocorre um processo de plurissignificação

Observe o poema:

Profundamente
[…]
Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci

Hoje eu não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onda estão todos eles?

_ Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.
(Manuel Bandeira)

Recursos da linguagem literária: o poder das imagens
Picasso, Vaso com flores, guache sobre papel. Nessa obra, a beleza se equilibra em um objeto bastante cotidiano, representado com economia de cores e traços. E prova como a beleza pode mesmo estar nas coisas mais simples.
A literatura propõe aos leitores um “novo olhar” para coisas, acontecimentos e sentimentos conhecidos.
Como caracterizar um “novo” olhar para algo que existe há muito tempo ou que é muito familiar? A resposta, mais uma vez, está na linguagem.
Observe:
Explicação de poesia sem ninguém pedir

Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica,
mas atravessa a noite, a madrugada, o dia,
atravessou minha vida,
virou só sentimento
(Adélia Prado)

No poema, o significado de trem de ferro vai além da sua descrição funcional (“coisa mecânica): ele representa as chegadas e partidas, traz ou leva pessoas de quem gostamos muito e, assim, “atravessa” a vida das pessoas, transforma-se em sentimento.

A imagem final do poema revela a sensibilidade que marca o olhar do artista e lhe dá condições para reconhecer, no mundo à sua volta, a beleza presente nas coisas mais simples. Encontrando as palavras adequadas, ele registrando texto a beleza que reconheceu e propõe ao leitor que percorra o mesmo caminho.

Desta forma , podemos concluir que a literatura cria as condições para que também nós, leitores, olhemos de modo inovador para o mundo e, ao fazer isso, reconheçamos uma beleza que, a primeira vista, não pareceu estar ali.

Comparações: a concretização de emoções
As comparações são um importante recurso do texto literário. Por meio delas, os escritores procuram traduzir certas emoções, certos modos de ver e sentir.

Madrigal
Meu amor é simples, Dora,
Como a água e o pão.

Como o seu refletido
Nas pupilas de um cão.
(José Paulo Paes)

Para definir o seu amor por Dora, o eu lírico recorre à semelhança entre esse sentimento e dois alimentos vitais para os seres humanos: o pão e a água. A aproximação entre o amor, o pão e a água sugere que esse sentimento é tão essencial para o eu lírico quanto os alimentos mais básicos.

Metáforas: afirmação de semelhanças inusitadas
Em grego, o termo metaphorá significa mudança, transposição. Na origem das metáforas, portanto, existe um processo de substituição: aproximam-se dois elementos que, em um contexto específico, guardam alguma relação de semelhança, transferindo-se, para um deles, características do outro.

Livre-arbítrio
Todo mundo é toureiro.
Cada um escolhe o
touro que quiser na vida.
O toureiro escolheu o
próprio
touro.
(Cacaso)

O título do poema, “livre-arbítrio”, faz referência ao direito de escolher nosso próprio caminho. No texto, essa idéia é associada às dificuldades que o caminho escolhido nos impõe.
Quando afirma que “todo mundo é toureiro”, Cacaso transfere para as pessoas um comportamento típico de quem enfrenta touros em uma arena: passar todo o tempo tentando evitar os “ataques” do inimigo, enquanto se procura derrotá-lo.
Assim, o poema afirma uma semelhança entre a ação de um toureiro e o modo como as pessoas enfrentam seus enfrentam seus problemas e desafios. A análise dos dois comportamentos revela a substituição que está na origem dessa metáfora.

63 comentários:

  1. A literatura é constituída essencialmente de palavras, que podem ter dois sentidos o conotativo é o denotativo. O sentido conotativo é mais usado. Mais existem textos não-literários, ao qual se predomina o sentido denotativo.
    o sentido de denotação e conotação servem para produzir um efeito artístico no texto, seja ele literal e/ou não-literal.

    ResponderExcluir
  2. entendemos que a essencia da arte esta na palavra, a palavra estabelece uma relaçaoentre os autores e seus leitores. vimos o sentido conativo que as palavras e expressoes absorvem um certo contexto, a linguagem conativa tem função estetica, o sentido denotativo predomina em textos nao-literarios

    ResponderExcluir
  3. A literatura também tem a sua linguagem, ela possuui sentido conotativo e denotativo. O sentido conotativo é quando usamos uma palavra empregando outro sentido e moral a ela ( sentido figurado), o sentido denotativo é usado para caracterizar algo.
    Vimos também que, quando palavras assumem diferentes significados ocorre uma plurissignificação.
    A metáfora e o sentido conotativo são muito usados em poemas, pois o que importa é o jogo de palavras e a estética do texto.

    Warllen Venturim 1 MIM

    ResponderExcluir
  4. A linguagem da literatura pode ter sentido conotativo ou denotativo. O sentido conotativo é o sentido figurado, ou seja, é aquele que as expressões adquirem um sentido diferente do sentido literal, e normalmente se usa essa linguagem nos textos literários.
    Em textos que não são literários, assume-se o sentido denotativo, que as palavras ou expressões assumem o seu significado básico. Há também um processo chamado plurissignificação, que ocorre quando as palavras assumem vários significados em um determinado texto literário.

    ResponderExcluir
  5. é uma forma diferente de dizer, de descrever uma coisa simples, sem muito valor, e transforma-la em algo que chame a atenção, de quem eata lendo , vendo ou ouvindo, com a palavra. A linguagem literária tem esse referencial, de conseguir tranformar algo simples em algo muito interessante.(jadsmila)

    ResponderExcluir
  6. A literatura é constituída essencialmente de palavras que assumem dois sentidos o denotativo e o conootativo. o sentido conotativo é mais usado. mas existem textos não-literarios, e o que predomina é o sentido denotativo.
    O sentido de denotação e conotação servem para produzir um efeito artístico no texto, seja ele literal ou não-literal. Tambem existe o processo de plurissignuficação, isso ocorre quando as palavras assumem varios significados.

    ResponderExcluir
  7. a literatura é constituida de palavras em dois sentidos: conotativo e denotativo, nós usamos mais o sentido conotativo, porem o denotativo também é usado, porém com menos frequencia. a linguagem consegue transformar coisas simples em coisas que chamem atenção, para maior interesse do leitor ( olmeris - 1º MIM )

    ResponderExcluir
  8. A literatura que é uma arte, utiliza a palavra como principal característica, onde é usada por poetas e escritores axplorando ao máximo seu potencial sonoro e significativo, e estabelece a relação entre o autor e o leitor. O sentido conotativo se estabelece quando uma palavra , em um dado contexto, recebe um sentido modificado, já o sentido denotativo se estabelece quando a palavra é tomada em seu sentido básico. Outro importante recurso do texto literário é a comparação, ja que por meio dela os autores procuram traduzir emoções, modo de ver, e sentir. E algo que é utilizado tambem em textos literários é a metáfora, que do termo grego significa mudança.

    ResponderExcluir
  9. Para se expresssar, a literatura utiliza de toda uma linguagem que estabeleça uma fácil relação entre o escritor e seu leitor.utilizando os diversos sentidos que a palavra pode adquirir (sentido conotativo)o escritor se expressa de acordo com seu contexto,sua ideologia,etc.Porém quando o mesmo só quer expressar uma informação real, utiliza somente o seu sentido denotativo,ou seja, seu significado básico.Aliteratura nos fornece as ferramentas necessárias para que desenvolvamos um olhar sempre inovador sobre o mundo.

    ResponderExcluir
  10. A linguagem da literatura se baseia em três tipos: Conotação, denotação, comparação e metáfora.
    O sentido conotativo de uma expressão, é o sentido figurado usado muito em poemas.
    A denotação é um sentido real das coisas, utilizadas em textos comuns, quando não se leva em conta o lado fictício.
    Metáfora e Comparação, termos que por muitas vezes se confundem. A principal e importante diferença, é que a metáfora é a aproximação de dois elementos, e a comparação como a própria palavra diz, é a comparação de dois elementos.
    As imagens também são uma forma literária importante para se comunicar com o interlocutor. Geralmente um modo mais fácil para a compreenção.

    Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  11. A linguagem da literatura possui dois sentidos conotativo e denotativo, o conativo e aquele que as palavras e expressoes adquirem em um dado contexto, tem caracteristica de texto com funçao estetica, o sentido denotativo predomina em textos nao-literarios.

    (Heitor Mendes)

    ResponderExcluir
  12. Nos textos literarios predomina o sentido conotativo que são palavras e expressões que seu sentido literal é modificado em um dado contexto, tambem podemos ter as comparações e as metaforas. Nos textos não-literarios predomina o sentido denotativo,são palavras que apresentam seu significado básico. Na plurissignificação as palavras assumem diferentes significados.

    Aurimar ♥

    (Bianca Carvalho Frassi)

    ResponderExcluir
  13. A literatura é constituida essencialmente de palavras que tem dois sentidos: conootativo e denotativo,o denotativo é pouco usado; muito mais amplamente utilizado é o conotativo, de forma que usamos a linguagem para chmar a atenção do leitor

    Thomas Bueno Schmitt

    ResponderExcluir
  14. Detro da Literatura temos sentido conotativo e denotativo, onde no sentido denotativo é utilizado para caracterizar ou descrever algo. já o conotativo é usadado quando uma palavra assume outro sentido (um sentido figurado).
    Também existem as metáforas, que são utilizadas para destinguir algo que não possuem o real sentido da palavra empregada.
    Por fim vimos o significado da polurissignificação, que é: diferentes significados para uma palavra assumir no texto literario.

    Elielton Loss 1 MIM

    ResponderExcluir
  15. A palavra é mais uma vez a matéria-prima usada pelos artístas em suas obras, especialmente obras literárias. Nestas obras podemos observar se o autor ultilizou do sentido denotativo (sentido real), ou do sentido conotativo (figurado), ou ate mesmo usou do recurso da plurissignificação que é quado o texto abrange os dois sentidos. A arte também está na imagem, é usada como recurso para melhor contextualização da obra; temos a comparação que usamos quando se quer concretizar o sentimento relatado no texto e por fim a metáfora, que é quando usamos o sentimento natural de algo para relaciona-la a outro contexto.

    André Luz Leite.

    ResponderExcluir
  16. A literatura tem linguagens,os sentidos conotativos ,onde temos o sentido figurado ,e o
    sentido denotativo ,usado como sentido real no texto.um outro recurso importante no texto é a comparação,onde se procura transpassar emocões e sentimentos.


    rhayfran

    ResponderExcluir
  17. A linguagem literária tem como essencia a palavra para interagir os leitores.Ela utiliza a conotação, denotação, comparação , metáfora e até mesmo a imagem que não está escrita, mas às vezes nos diz muito.

    ResponderExcluir
  18. A arte literária é expressada através da palavra.
    Nos textos literáriospredomina o sentido conotativo, o sentido figurado.
    Em textos não literários predomina o sentido denotativo, tornando seu significado básico.
    Caso a palavra tenha mais de um sentido ocorre a plurissignificação.
    Alguns autores utilizam da comparação para traduzir emoções.
    E outros utilizam metáfora: comparação com sentido conotativo.

    Roberta Rios.

    ResponderExcluir
  19. A linguagem predominante na literatura é a conotativa,ou seja,as palavras são usadas com todo seu potencial artístico e sonoro, podendo ter diferentes significados através das comparações e metáforas, fazendo com que nós leitores olhemos de modo inovador para o mundo.

    Gilliad Segantini 1° MIM

    ResponderExcluir
  20. A linguagem da litaratura tem dois sentidos o denotativo e o conotativo. O sentido conotativo é o sentido figurado que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado. Um recurso importante do texto figurado é a comparação, pois por meio delas os autores procuram demonstrar emoções.Quando palavras assumem diferentes significados dizemos que ocorre um processo chamado de plurissificação.

    (Victor Periz)

    ResponderExcluir
  21. A linguagem da litaratura tem dois sentidos o denotativo e o conotativo. O sentido conotativo é o sentido figurado que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado. Um recurso importante do texto figurado é a comparação, pois por meio delas os autores procuram demonstrar emoções.Quando palavras assumem diferentes significados dizemos que ocorre um processo chamado de plurissificação.

    (Diego Maciel do Carmo, 1º MIM)

    ResponderExcluir
  22. A linguagem da litaratura tem dois sentidos o denotativo e o conotativo. O sentido conotativo é o sentido figurado que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado. Um recurso importante do texto figurado é a comparação, pois por meio delas os autores procuram demonstrar emoções.Quando palavras assumem diferentes significados dizemos que ocorre um processo chamado de plurissificação.

    (Rhayfran)

    ResponderExcluir
  23. O sentido conotativo(figurado) junto a metáfora que quer dizer mudança, encontra-se em textos literários, assumindo assim a plurissignificação.Outro ponto importante do texto literário é a comparação onde escritores procuram traduzir emoções, modos de se ver e de sentir.
    Nos textos não-literários encontra-se a denotação que é o sentido básico.As imagens mesmo sem palavras nos dizem muito.

    (Mônicka Tonini)

    ResponderExcluir
  24. Na literatura a palvra e usada como caracteristica principal por diversos escritores e poetas. A conotação e estabelecida quando uma palvra em um dado contexto recebe outro sentido, diferente do sentido literario, ja a debotação e estabelecida quando a palvra representa o seu sentido normal ou basico, a comparação e a metafora tambem sao recursos muitos utilizados na literatura para expressar emoções e diferentes modo de ver e sentir.

    ResponderExcluir
  25. A literatura tem linguagens,sendo o que predomina é o sentido conotativo, explorando o máximo o sentido das palavras. Já nos textos não literários o sentido que predomina é o denotativo, tendo eles significados básicos.

    Henrique de Oliveira

    ResponderExcluir
  26. A linguagem da literatura pode ter sentido conotativo e denotativo. O sentido conotativo é um sentido modificado (figurado), e o denotativo que são as palavras que assumem o seu sentido básico. Tem também o processo de plurissignificação, que é quando a palavra assume vários significados e a metáfora que é uma comparação mais trabalhada.

    Melissa Scarpatti

    ResponderExcluir
  27. A literatura possui diversas formas de linguagem, das queis foram mencionadas na aulda de hj. Citamos como exemplo a conotativa (que espressa o sentido figurado da palavra) e denotativa (que espressa o real significado da palavra). Encontramos essas linguagens em todos (ou pelo menos na grande maioria) dos textos literários, fazendo com que estes se tornem mais belos e envolventes.

    ResponderExcluir
  28. A lingfuagem literária pode ter dois sentidos, conotativo ou denotativo. O sentido conotativo é o sentido figurado, muito utilizado em poemas. E o sentido Denotativo, que são palavras ou expressões que assumem o seu significado básico. Existe também o processo de plurissignificação, que é quando a palavra assume vários significados e a metáfora que é uma comparação mais trabalhada.

    Mayara Pessotti

    ResponderExcluir
  29. Na literatura existem dois sentidos que predominam, o denotativo e o conotativo. O sentido conotativo é o sentido figurado, ele usa palavras e expressões como: João é forte como um touro.

    ResponderExcluir
  30. A denotação é muito utilizada em textos não-literários e em seu significado básico, já conotação é muito utilizada em textos literários e modificada. A conotação e usada na maioria das vezes porque tem um forte lado estético, já o denotação, e usada quando se toma um sentido básico.
    Todo texto literário tem de ser definido como denotativo ou conotativo por que ajuda a definir o caráter do texto.

    (nicolas prates)

    ResponderExcluir
  31. A literatura possui diversas formas de linguagem, das queis foram mencionadas na aulda de hj. Citamos como exemplo a conotativa (que espressa o sentido figurado da palavra) e denotativa (que espressa o real significado da palavra). Encontramos essas linguagens em todos (ou pelo menos na grande maioria) dos textos literários, fazendo com que estes se tornem mais belos e envolventes.

    Mariana Silva, 1º MIM

    ResponderExcluir
  32. Chamamos o sentido conotativo palavras ou expressões que representa, através do sentido figurado, o sentido literal. Já o sentido denotativo, exprime somente o sentido literal. É muito usado em noticiários e textos de carácter dissertativo.
    A plurissificação ocorre quando um texto possui mais de um significado.
    A imagem auxilia na interpretação do texto.
    As comparações tem função de expressar emoções, modo de ver e sentir.
    A metáfora é uma figura de linguagem que possui uma ideia próxima com o sentido literal que o texto quer passar.
    Então podemos dizer que o sentido conotativo e denotativo, plurissignificãção, imagens e comparações, metáforas compõe a linguagem da literatura.

    (Laís Medeiros Siqueira Carvalho)

    ResponderExcluir
  33. A literatura é uma linguagem.A limguagem pode ter sentido conotativo e denotativo.O sentido conotativo é o que as palavras adquirem em um dado contexto e é usado em textos literários.O sentido denotativo é aquele em que a palavra foi usada em seu significado básico.
    Quando uma palavra tem diferentes significados em um texto literário,ocorre a plurissignificação.A literatura faz com que os leitores olhem de modo diferente para o mundo e isso cria imagens em nossas mentes daquilo que o texto realmente quis dizer,através de comparações e metáforas.(Rebeca)

    ResponderExcluir
  34. Vimos que na literatura o sentido mais usado é o conotativo(aquele que dá o sentido figurado da palavra).Além do conotativo,temos também o sentido denotativo(aquele que dá o sentido literal).Ou seja,a literatura é a arte da expressão por palavras,que podem ter diversos sentidos,o que ajuda na interpretação e na formação de opiniões.A palavra,tendo vários sentidos,a obra terá diversas interpretações.

    ResponderExcluir
  35. Na aula de hoje apredemos o que é Denotação e Conotação. A literatura é a O poder de explorar sentido quando as palavras assumem no texto literário diferentes significados, dizemos que ocorre um processo de plurissignificação.
    Tem os recursos da linguagem literária que é o poder das imagens.(Marcello)

    ResponderExcluir
  36. A literatura é um tipo de linguagem, que pode ser dividida em sentido conotativo e denotativo. As palavras conotativas ganham um contexto diferente e se usa em textos literarios. Já o sentido denotavito continua com o seu sentido original.
    temos também a plurissignificação, que é um determinado texto com varios significados.

    Abraço

    ResponderExcluir
  37. André Luiz,eletrotécnica
    na aula de hoje,vimos que existe 2 sentidos na linguagem da literatura,o conotativo que expressa o sentido figurativo e o denotativo que é o sentido correto da palavra,ou seja do dicionários,e assim é mostrado quea literatura pode ser interpretada de vários sentidos.

    ResponderExcluir
  38. aluno : Bruno Almeida

    Na aula de hoje podemos ver um pouco sobre os tipos de linguagem, como a conotativa e a denotativa, tivemos a opotunidade de aprender um pouco mais sobre a literatura ja visando o vestibular .

    ResponderExcluir
  39. Conhecemos na aula de hoje um pouco mais sobre a linguagem da literatura, entre eles o sentido conotativo que expressa o sentido figurado da palavra, e o sentido denotativo, que nao são encontrados com tanta frequência nos textos literários.O sentido dessas linguagens variam com o contexto anterior do texto, podendo encarar metáforas e comparações.

    Thales Barbosa Forecchi 1º EIM

    ResponderExcluir
  40. Na aula de hoje aprendemos um pouco mais sobre o sentido conotativo e o sentido denotativo da linguagem literária, sentido conotativo é aquele que dá sentido figurado a palavra, e o sentido denotativo é aquele que dá sentido literal a palavra.

    Junior Soares!

    ResponderExcluir
  41. Na literatura temos a linguagem conotativa e denotativa.
    A conotativa é o sentido figurado, não real.
    A denotativa é o sentido real.

    Temos também leitura vertical e horizontal.
    A leitura vertical é uma leitura surpecial, pronta.
    A horizontal é uma leitura mais profunda, com interpretação.

    Maria Angélica

    ResponderExcluir
  42. Aluna: Katyane Moraes da Fonseca
    a literatura possui elementos importantes e utiliza efeitos para demostrar suas emoções.Esses efeitos são:Sentido conotativo e denotativo,imagens,comparações e metáforas.

    ResponderExcluir
  43. Nessa terceira aula vimos o que é conotação e denotação. Conotação é quando a palavra adquire um sentido diferente do original. e Denotação é quando mantem o mesmo sentido

    Mateus !

    ResponderExcluir
  44. Nádia disse...

    Naula de hoje aprendemos a linguagem da literatura onde existe dois sentidos, conotativo e donotativo, a literatura honrizontal, o que o texto diz significado literal, e a literatura vertical o que o texto quer dizer o significado interpretado,com isso contribue a linguagem da literatura.

    Nádia Verly

    ResponderExcluir
  45. Existem dois tipos de linguagens: conotativa e denotativa.
    Os textos literários são caracterizados pela linguagem conotativa, que usam recursos lingüísticos e estilísticos para ter um efeito artístico, ou seja as palavras ganham sentidos diferentes.
    Já os textos não-literários utilizam a linguagem denotativa, que é quando as palavras são usadas no seu sentindo original.

    Karolina Ribeiro Costa

    ResponderExcluir
  46. A denotação é muito utilizada em textos não-literários e em seu significado básico, já conotação é muito utilizada em textos literários e modificada. A conotação e usada na maioria das vezes porque tem um forte lado estético, já o denotação, e usada quando se toma um sentido básico.
    Todo texto literário tem de ser definido como denotativo ou conotativo por que ajuda a definir o caráter do texto.
    Os recursos da linguagem literária têm extrema importância, e fazem entender as coisas, figuras, e outras, com uma visão geral. E nas comparações é possível demonstrar emoções, entre outros. Na metáfora existe um tipo de substituição.

    (Patrick Bonometti)

    ResponderExcluir
  47. Vimos que em uma obra literária podem ser encontrados doistipos de linguagem. A conotativa, que expressa o sentido figurado da palavra, e a Denotativa, que expressa o sentido real da palavra.

    Lucas Valadares Mota - 1° EIM

    ResponderExcluir
  48. A palavra é a matéria-prima da literatura e pode ter sentido conotativo, que é a linguagem utilizada em determinado contexto, onde seu sentido literal é modificado quando interpretado, e denotativo, onde a palavra é utilizada em seu sentido literal.
    A plurissignificação ocorre quando uma palavra possui vários significados num determinado contexto.
    Na comparação o autor utiliza metáforas para traduzir um sentimento, certos modos de viver e sentir. A metáfora é uma aproximação de dois elementos num contexto, onde possuem alguma semelhança entre eles.

    ResponderExcluir
  49. A literatura também tem a sua linguagem, ela possuui sentido conotativo da sentido figurado da palavra e denotativo é o que dá o sentido literal.é denotativo em textos que não são literários, quando as palavras assumem vários significados é chamado de plurissignificação.

    PODE CRE AURIMA FICO FERA NE
    ALUNO MAIS RESPONSAVEL: Vitor Monthay

    ResponderExcluir
  50. A linguagem utilizada na Literatura pode ter um sentido conotativo ou um sentido denotativo. O sentido Conotativo (sentido figurado) é mais usado. Já o sentido Denotativo (sentido real das palavras) é menos usado.

    Henrique Biancardi Viguini

    ResponderExcluir
  51. A palavra pode ter dois sentidos: o denotativo, no qual, consiste no sentido literal da palavra; e o conotativo que é o sentido que ela adquire segundo o contexto. As palavras podem ter plurissignificação que nada mais é que a palavra ter dois ou mais significados. Quando os artistas querem demonstrar algum sentimento eles podem fazer algum tipo de comparação para tentar se expressar, mostrando aquele sentimento por essa comparação, e quando essa comparação é feita com alguma coisa irreal ela se torna uma metáfora, sendo bastante usada na literatura por ser um ótimos jeito de se expressar.

    Rodolfo Alves dos Santos

    ResponderExcluir
  52. Para ser melhor compreendida, a linguagem utiliza os mais diversos recursos. A chamada "leitura horizontal" é a interpretação literal da palavra, ou seja, é a interpretação da palavra no seu sentido real. Já a "leitura vertical" representa o sentido conotativo da palavra, que é o sentido que ela pretende ter no contexto. Praticamente todo texto literário recorre à linguagem conotativa, e um dos recursos mais utilizados nessa linguagem é a metáfora. Em confusão com a definição de metáfora, comparações também são muito utilizadas. O texto conotativo muitas vezes pode ser interpretado de diversas formas, ou seja, é plurissignificativo. Alguns artistas recorrem à transmissão da linguagem por meio de imagens a serem interpretadas.

    Jean Pablo Vieira de Mello

    ResponderExcluir
  53. Denotação e conotação são dois importantes elementos da linguagem literaria !

    e a também leitura horizontal e vertical.
    A leitura vertical é uma leitura surpecial, pronta.
    A horizontal é uma leitura mais profunda, com interpretação.

    Allan Lopes

    ResponderExcluir
  54. Na maioria dos textos e frases, é usado o sentido conotativo que faz o leitor ter uma ampla interpretação, ou seja, vários significados para a mesma coisa o que chamamos de plurisignificado. Algumas vezes não conseguimos interpretar determinado texto por que só o vemos na sua forma denotativa, que consiste no sentido literal da palavra.

    Brenda Feitoza - 1° EIM

    ResponderExcluir
  55. As importantes maneiras de se analizar um texto, que pode ser apenas o significado literal, que não interpreta e o significado interpretado, que é mais mais afundo que analisa o significado que o autor realmente quis dizer.

    ResponderExcluir
  56. Os textos pode ter sentidos conotativo e denotativo, pode ter tambem a plurissignificação.
    O texto também ta dividio em leitura horizontal que é o significado literal e a leitura vertical que é o significado interpretado.

    Gabriel Silva Schafascheck - 1ºEIM

    ResponderExcluir
  57. As frases ou textos podem ser lidos de duas maneiras : Sentido Conotativo e Denotativo.
    O conotativo é uma leitura ampla em que se explora a interpretação do texto, também chamamos de leitura vertical.
    O denotativo é o significado literal da frase, também chamado de leitura horizontal.

    Karolyne Vago Olmo - Eletrotécnica.

    ResponderExcluir
  58. thaiane disse...

    A palvra estabelece uma relação entre o autor e seus ouvintes. Vimos o sentido conotativo, que é aquele em que o sentido literal da palavra é modificado, e o sentido denotativo, que é aquele em que a palavra é tomada em seu significado basico.
    Thaiane Verly Mendes-1ºEIM

    ResponderExcluir
  59. A literatura pode ofercer ao leitor dois sentidos: Conotadivo e denotativo. O conotavivo possui um sentido figurado, e é usado frequentemente, e cria uma estética mais agradavel para o texto. O denotavivo é uma forma mais formal de se comunicar. Para que o entendimento de um texto fique mais claro, o autor pode usar comparações.

    Bruno Eugenio Giacomin da Silva
    1EIM

    ResponderExcluir
  60. A palavra estabelece uma importante relação entre o autor e o leitor.
    Vimos que a palavra pode admitir dois sentidos: o conotativo,que é o sentido figurado da palavra, e o sentido literal, que é o significado básico da palavra.

    ResponderExcluir
  61. A palavra estabelece uma importante relação entre o autor e o leitor.
    Vimos que a palavra pode admitir dois sentidos: o conotativo,que é o sentido figurado da palavra, e o sentido literal, que é o significado básico da palavra.

    Thaiane Verly Mendes-1°EIM

    ResponderExcluir
  62. a palavra para maior compreenção adiquire dois sentidos conotativo e denotativo.
    o conotativo que é o sentido que ela adquire segundo o contexto isto é o sentido q ela tem na expressão mas naum é o sentido real.
    o sentido denotativo é o sentido real da palavra o sentido que ela tem sem levar em conta o contexto.


    vitor santos araujo eletrotecnica

    ResponderExcluir
  63. A linguagem da literatura pode ter um sentido conotativo ou denotativo.Conotativo é quando as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o sentido literal é modificado. Denotativo, a palavra é usada em sentido literal com seu significado básico.

    Nathássia Marques 1º MIM

    ResponderExcluir