segunda-feira, 8 de junho de 2009

aula 05: trovadorismo

aula 05: trovadorismo
Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.

Marco inicial

O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.

Trovadores

Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.

No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).

Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.

Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.



CANTIGAS DE ESCÁRNIO

De vós, senhor, quer’eu dizer verdade
e nom ja sobr’[o] amor que vos ei:
senhor, bem [moor] é vossa torpicidade
de quantas outras eno mundo sei;
assi de fea come de maldade
nom vos vence oje senom filha dum rei
[Eu] nom vos amo nem me perderei,
u vos nom vir, por vós de soidade[...]


Pero Larouco

Tradução:
Sobre vós, senhora, eu quero dizer verdade
e não já sobre o amor que tenho por vós:
senhora, bem maior é vossa estupidez
do que a de quantas outras conheço no mundo
tanto na feiúra quanto na maldade
não vos vence hoje senão a filha de um rei
Eu não vos amo nem me perderei
de saudade por vós, quando não vos vir.


CANTIGA DE MALDIZER

João Garcia de Ghilhade

Ai, dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv[o] em meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, se Deus mi pardom,
pois avedes [a]tam gram coraçom
que vos eu loe, em esta razom
vos quero ja loar toda via;
e vedes qual sera a loaçom:
dona fea, velha e sandia!
Dona fea, nunca vos eu loei
em meu trobar, pero muito trobei;
mais ora ja um bom cantrar farei,
em que vos loarei toda via;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!


Tradução:
Ai, dona feia, foste-vos queixar
que nunca vos louvo em meu cantar;
mas agora quero fazer um cantar
em que vos louvares de qualquer modo;
e vede como quero vos louvar
dona feia, velha e maluca!
Dona feia, que Deus me perdoe,
pois tendes tão grande desejo
de que eu vos louve, por este motivo
quero vos louvar já de qualquer modo;
e vede qual será a louvação:
dona feia, velha e maluca!
Dona feia, eu nunca vos louvei
em meu trovar, embora tenha trovado muito;
mas agora já farei um bom cantar;
em que vos louvarei de qualquer modo;
e vos direi como vos louvarei:
dona feia, velha e maluca!



AS CANTIGAS DE AMOR

D. Dinis
Quer’eu em maneira de proença!
fazer agora um cantar d’amor
e querrei muit’i loar lmia senhor
a que prez nem fremosura nom fal,
nem bondade; e mais vos direi ém:
tanto a fez Deus comprida de bem
que mais que todas las do mundo val.
Ca mia senhor quizo Deus fazer tal,
quando a faz, que a fez sabedord
e todo bem e de mui gram valor,
e com tod’est[o] é mui comunal
ali u deve; er deu-lhi bom sém,
e desi nom lhi fez pouco de bem
quando nom quis lh’outra
foss’igual
Ca mia senhor nunca Deus pôs mal,
mais pôs i prez e beldad’e loor
e falar mui bem, e riir melhor
que outra molher; desi é leal
muit’, e por esto nom sei oj’eu quem
possa compridamente no seu bem
falar, ca nom á, tra-lo seu bem, al.


Tradução:

Quero à moda provençal
fazer agora um cantar de amor,
e quererei muito aí louvar minha senhora
a quem honra nem formosura não faltam
nem bondade; e mais vos direi sobre ela:
Deus a fez tão cheia de qualidades
que ela mais que todas do mundo.
Pois Deus quis fazer minha senhora de tal modo
quando a fez, que a fez conhecedorad
e todo bem e de muito grande valor,
e além de tudo isto é muito sociável
quando deve; também deu-lhe bom senso,
e desde então lhe fez pouco bem
impedindo que nenhuma outra fosse igual a ela
Porque em minha senhora nunca Deus pôs mal,
mas pôs nela honra e beleza e mérito
e capacidade de falar bem, e de rir melhor
que outra mulher também é muito leal
e por isto não sei hoje quem
possa cabalmente falar no seu próprio bem
pois não há outro bem, para além do seu.

AS CANTIGAS DE AMIGO
Martim Codax
Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo?
E ai Deus, se verra cedo!
Ondas do mar levado,
se vistes meu amado?
E ai Deus, se verra cedo!
Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro?
E ai Deus, se verra cedo!
Se vistes meu amado,
por que ei gran coitado?
E ai Deus, se verra cedo!

Tradução:

Ondas do mar de Vigo,
acaso vistes meu amigo? Queira Deus que ele venha cedo!
Ondas do mar agitado,
acaso vistes meu amado?
Queira Deus que ele venha cedo!
Acaso vistes meu amigo
aquele por quem suspiro?
Queira Deus que ele venha cedo!
Acaso vistes meu amado,
por quem tenho grande cuidado (preocupado) ?
Queira Deus que ele venha cedo!

14 comentários:

  1. Trovadorismo foi a primeira manifestação da língua portuguesa. Teve o inicio no século XII, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
    Trovadores:
    Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas

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  2. Resumidamente, o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Antigamente os trovadores eram de origem nobre. Cantavam com o auxílio de instrumentos musicais.

    Aliteratura portuguesa, conhecida atualmente, iniciou-se no século XII. A produção literária é dividida em 3 grandes eras: era medieval, clássica e romântica (moderna).

    A história da literatura brasileira está relacionada com a portuguesa e possui duas divisões: a era colonial e a era nacional.


    Mateus Herzog - 1º EIM

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  3. Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
    Os trovadores eram pessoas Nobres, que escreviam e cantavam suas músicas.
    Os trovadores eram divididos em cantigas, que são:
    Cantigas de Maldizer; Cantigas de Escárnio; Cantigas de Amor; Cantigas de Amigo.
    _
    C. Melo [ 1965 * *]

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  4. Trovadorismo, foi a época em que nasceram as cantigas (poesias cantadas), por parte da nobreza, apresentadas com instrumentos, etc...
    as cantigas são divididas em duas "partes": Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).

    Vitória Izabelaa 1º EIM

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  5. O trovadorismo foi a primeira manifestação literária, surgindo na Idade Média.
    Os trovadores eram de origem nobre, e faziam o trovadorismo em forma de cantiga, que eram poesias cantadas. Os livros onde eram manuscritos as cantigas eram conhecidos como Cancioneiros.
    As cantigas são divididas em : Cantigas de Maldizer e de Escárnio (Satíricas), Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo(Líricas).

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  6. Pode-se dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa O trovadorismo foi criado no seculo XII d. C, os trovadores criavam cantigas e textos a fim se expressarem, criaram duas divisões de cantigas, as cantigas Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escarnio) e Liricas (Cantigas de amigo e Cantigas de Amor).

    Diego Maciel do Carmo - 1º MIM

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  7. Sabe-se que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária. O trovadorismo foi criado no seculo XII d. C, os trovadores criavam cantigas e textos a fim se expressarem, criaram duas divisões de cantigas, as cantigas Satíricas Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escarnio e Líricas Cantigas de amigo e Cantigas de Amor. Foi muito importante essa primeira manifestação, apesar de não ser muito rica, deu um ponta pé inicial para esse tipo de atividades.

    Nicolas prates araujo- 1º MIM

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  8. Trovadorismo, foi a época em que nasceram as cantigas (poesias cantadas), por parte da nobreza, apresentadas com instrumentos .
    Aliteratura portuguesa, conhecida atualmente, iniciou-se no século XII. A produção literária é dividida em 3 grandes eras: era medieval, clássica e romântica (moderna).
    A história da literatura brasileira está relacionada com a portuguesa e possui duas divisões: a era colonial e a era nacional.
    (Victor Periz – 1º MIM)

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  9. Trovadorismo, a primeira grande manifestação literaria portuguesa.Quando surgiu,no século XII,Portugal estava num processo de formação nacional.
    Ja os trovadores eram artistas de origem nobre.
    Thomas 1º MIM

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  10. Dividiam-se os trovadores em cantigas:
    As de satíricas e líricas, essas mesmas tendo 2 subdivisões cada (de maldizer e escárnio, e de amor e amizade respectivamente)
    Os trovadores eram todos de sangue azul.
    Rhayfran 1ºMIM

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  11. Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
    Trovadores

    Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

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  12. Trovadorismo foi a época em que foram criadas as poesias cantadas ou cantigas, e foi a primeira manifestação literária da lingua portuguesa.
    Na época lírica medieval os trovadores tinha origens nobres, e faziam e cantavam suas musicas com acompanhamento de instrumentos musicais.

    As cantigas eram divididas em: Cantigas de Maldizer e Escárnio (Satíricas), Cantigas de amor e cantigas de Amigos (Líricas).

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  13. Trovadorismo foi uma manifestação na lingua portuguesa, que era uma forma expressar os pensamentos do autor sobre algum assunto, em forma de versos cantados.
    Geralmente quem cantavam esses versos eram pessoas nobres e as cantigas eram divididas em: Cantigas de Maldizer; de amor e de amigos.

    Bruno Giacomin
    1°EIM

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  14. Trovadorismo foi a primeira manifestação literaria da lingua portuguesa que ocorreu no seculo XII, em plena idade media.
    O trovadorismo ficou marcado pelas cantigas, ondes se divia:
    1- Cantigas de Maldizer ou Escárnio; 2- Cabtigas de Armor; 3- Cantigas de Amigos.

    aluno: Gabriel Silva Schafascheck

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