segunda-feira, 18 de maio de 2009

leitura complementar à aula 04

Gêneros literários

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA. Quanto à forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo, estrutura, e segundo os clássicos, conforme a "maneira de imitação", podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros:

· Lírico: quando um "eu" nos passa uma emoção, um estado; centra-se no mundo interior do Poeta apresentando forte carga subjetiva. A subjetividade surge, assim, como característica marcante do lírico. O Poeta posiciona-se em face dos "mistérios da vida". A lírica já foi definida como a expressão da "primeira pessoa do singular do tempo presente".(*)

· Dramático: quando os "atores, num espaço especial, apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento". Retrata, fundamentalmente, os conflitos humanos.(*)

· Épico: quando temos uma narrativa de fundo histórico; são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopéias. O narrador mantém um distanciamento em relação aos acontecimentos (esse distanciamento é reforçado, naturalmente, pelo aspecto temporal: (os fatos narrados situam-se no passado). Temos um Poeta-observador voltado, portanto, para o mundo exterior, tornando a narrativa objetiva. A objetividade é característica marcante do gênero épico. A épica já foi definida como a poesia da "terceira pessoa do tempo passado".

Esta divisão tradicional em três gêneros literários originou-se na Grécia clássica, com Aristóteles, quando a poesia era a forma predominante de literatura. Por nos parecer mais didática, adotamos uma divisão em quatro gêneros literários, desmembrando do épico o gênero narrativo (ou, como querem alguns, a ficção), para enquadrar as narrativas em prosa.(*)

Poderíamos reconhecer ainda o gênero didático, despido de ficção e não identificado com a arte literária; segundo Wolfang Kayser, "o didático costuma ser delimitado como gênero especial, que fica fora da verdadeira literatura".

Gênero Lírico

Seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram cantadas; separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica. A partir daí, a métrica (a medida de um verso, definida pelo número de sílabas poéticas), o ritmo das palavras, a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras foram elementos cultivados com mais intensidade pelos poetas.

Mas, cuidado! O que foi dito acima não significa que poesia, para ser poesia, precise, necessariamente, apresentar rima, métrica, estrofe. A poesia do Modernismo, por exemplo, desprezou esses conceitos; é uma poesia que se caracteriza pelo verso livre (abandono da métrica), por estrofes irregulares e pelo verso branco, ou seja, o verso sem rima. O que, também, não impede que "subitamente na esquina do poema, duas rimas se encontrem, como duas irmãs desconhecidas..."

Gênero Dramático

Drama, em grego, significa "ação". Ao gênero dramático pertencem os textos, em poesia ou prosa, feitos para serem representados. Isso significa que entre autor e público desempenha papel fundamental o elenco (incluindo diretor, cenógrafo e atores) que representará o texto.

O gênero dramático compreende as seguintes modalidades:

· Tragédia: é a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror. Aristóteles afirmava que a tragédia era "uma representação duma ação grave, de alguma extensão e completa, em linguagem figurada, com atores agindo, não narrando, inspirando dó e terror".(*)

· Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes. Sua origem grega está ligada às festas populares, celebrando a fecundidade da natureza.(*)

· Tragicomédia: modalidade em que se misturam elementos trágicos e cômicos. Originalmente, significava a mistura do real com o imaginário.(*)

· Farsa: pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, que crítica a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino Ridendo castigat mores (Rindo, castigam-se os costumes). (*)

Gênero Épico

A palavra "epopéia" vem do grego épos, ‘verso’+ poieô, ‘faço’ e se refere à narrativa em forma de versos, de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo. É uma poesia objetiva, impessoal, cuja característica maior é a presença de um narrador falando do passado (os verbos aparecem no pretérito). O tema é, normalmente, um episódio grandioso e heróico da história de um povo.

Dentre as principais epopéias (ou poemas épicos), destacamos:

Ilíada e Odisséia (Homero, Grécia; narrativas sobre a guerra entre Grécia e Tróia).

Eneida (Virgílio, Roma; narrativa dos feitos romanos)

Paraíso Perdido (Milton, Inglaterra)

Orlando Furioso (Ludovico Ariosto, Itália)

Os Lusíadas (Camões, Portugal)

Na literatura brasileira, as principais epopéias foram escritas no século XVIII:

Caramuru (Santa Rita Durão)

O Uraguai (Basílio da Gama)

Gênero Narrativo

O Gênero narrativo é visto como uma variante do gênero épico, enquadrando, neste caso, as narrativas em prosa. Dependendo da estrutura, da forma e da extensão, as principais manifestações narrativas são o romance, a novela e o conto. (*)

Em qualquer das três modalidades acima, temos representações da vida comum, de um mundo mais individualizado e particularizado, ao contrário da universalidade das grandiosas narrativas épicas, marcadas pela representação de um mundo maravilhoso, povoado de heróis e deuses.

As narrativas em prosa, que conheceram um notável desenvolvimento desde o final do século XVIII, são também comumente chamadas de narrativas de ficção.

· Romance: narração de um fato imaginário, mas verossímil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. Comparado à novela, o romance apresenta um corte mais amplo da vida, com personagens e situações mais densas e complexas, com passagem mais lenta do tempo. Dependendo da importância dada ao personagem ou à ação ou, ainda, ao espaço, podemos ter romance de costumes, romance psicológico, romance policial, romance regionalista, romance de cavalaria, romance histórico, etc.(*)

· Novela: na literatura em língua portuguesa, a principal distinção entre novela e romance é quantitativa: vale a extensão ou o número de páginas. Entretanto, podemos perceber características qualitativas: na novela, temos a valorização de um evento, um corte mais limitado da vida, a passagem do tempo é mais rápida, e o que é mais importante, na novela o narrador assume uma maior importância como contador de um fato passado.(*)

· Conto: é a mais breve e simples narrativa centrada em um episódio da vida. O crítico Alfredo Bosi, em seu livro O conto brasileiro contemporâneo, afirma que o caráter múltiplo do conto "já desnorteou mais de um teórico da literatura ansioso por encaixar a forma conto no interior de um quadro fixo de gêneros. Na verdade, se comparada à novela e ao romance, a narrativa curta condensa e potencia no seu espaço todas as possibilidades da ficção".(*)

· Fábula: narrativa inverossímil, com fundo didático, que tem como objetivo transmitir uma lição moral. Normalmente a fábula trabalha com animais como personagens. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe a denominação de apólogo. (*)

A fábula é das mais antigas narrativas, coincidindo seu aparecimento, segundo alguns estudiosos, com o da própria linguagem. No mundo ocidental, o primeiro grande nome da fábula foi Esopo, um escravo grego que teria vivido no século VI a.C. Modernamente, muitas das fábulas de Esopo foram retomadas por La Fontaine, poeta francês que viveu de 1621 a 1695. O grande mérito de La Fontaine reside no apurado trabalho realizado com a linguagem, ao recriar os temas tradicionais da fábula. No Brasil, Monteiro Lobato realizou tarefa semelhante, acrescentando, às fábulas tradicionais, curiosos e certeiros comentários dos personagens que viviam no Sítio do Picapau Amarelo.

44 comentários:

  1. As obras literárias são divididas e classificadasa em três gêneros:

    - Lírico: em que há o domínio da primeira pessoa do singular no tempo presente, o próprio"eu" fala das suas emoções;

    - Dramático: em que são retratados conflitos humanos;

    - Épico: em que há o domínio da terceira pessoa no passado, a história é narrada.

    MARIA ANGÉLICA - 1ºEIM

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que os gêneros literários são divididoas em 4 categorias: o lírico, que passa uma emoção mostrada pelo poeta; o épico, em que é contada uma história do passado onde a Terra é cheia de heróis e/ou deuses; o dramático, onde uma história é contada por meio de gestos e ações; e um ultimo gênero, criado na modernidade, onde predomina a prosa para contas histórias fictícias.

    Gabriel Fernandes Mattos 1ºEIM

    ResponderExcluir
  3. O gênero literário e forma que os textos se diferenciam um do outro, através de sua classificações como: épico, lírico e dramático.
    Sendo ÉPICO usando a terceira pessoa, de forma que o narrador se distancia do personagem. LÍRICO é voltado para primeira pessoa falando do "eu lírico". DRAMÁTICO retrata situações, principalmente conflitos por meio de gestos e palavras.


    Brenda Feitoza - 1º EIM

    ResponderExcluir
  4. Os generos literários são divididos em 3 tipos:
    Lirico é quando a pessoa fala de si mesma, drámatico quando a pessoa relata um fato ou conflito e épico quando o poeta fala de um acontecimento historico ou uma luta por ideais e poeta fica como poeta-observador.

    Lourenço V. Werneck

    ResponderExcluir
  5. Sobre os gêneros literários, podemos dizer que se dividem em três gêneros: Lírico, Dramático e Épico. Essa divisão originou-se na Grécia clássica, com Aristóteles, mas pela didática adotamos uma divisão em quatro gêneros,
    desmembrando do épico o gênero narrativo.
    O gênero lírico centra-se no mundo interior do Poeta apresentando forte carga subjetiva;o gênero dramático retrata os conflitos humanos;o épico trata feitos heróicos e os grandes ideais e o narrativo é na verdade um variante do gênero épico que enquadra as prosas.

    Thaiane Verly Mendes - 1°EIM

    ResponderExcluir
  6. ´´A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA´´
    Na aula 4 estudamos 4 gêneros literários:
    Gênero Narrativo-é visto como uma variante do gênero épico
    Gênero Épico - se refere à narrativa em forma de versos.
    Gênero Dramático -Ao gênero dramático pertencem os textos, em poesia ou prosa.
    Gênero Lírico - poesias eram cantadas,separando-se o texto do acompanhamento musical,
    Nome: Marcello dos Santos

    ResponderExcluir
  7. As obras literárias, basicamente, dividem-se em três tipos diferentes: Lírico, dramático e épico.

    Lírico: nesse gênero, a expressão e a emoção é passada por um "eu", ou seja, é centralizada no interior do poeta.

    Drammático: quando é retratado algum "fato"(acontecimento).

    Épico: sua principal característica é a objetividade. Outra característica importante é o fato de se relatar como terceira pessoa do tempo passado.

    ------------------------------------------

    Gênero Lírico: Nesse gênero, as rimas eas combinações fazem com que o gênero se destaque em relação aos demais. Mas, não são necessárias rimas para que o gênero seja lírico, pois, na literatura moderna nem sempre são utilizadas rimas e ritmos.

    Gênero Dramático: o autor e o público tem papel muito importante nessa obra, pois, o gênero foi feiro para serem representados. subdivide-se em 4: Tragédia, Comédia, Tragicomédia e Farsa.

    Gênero épico: refere-se à narrativa em forma de versos objetivos e caracteriza-se pelo fato do narrador falar do passado.

    Gênero Narrativo: para muitos, esse gênero é um complemento do épico. e-se em Romance, Novela, Conto e Fábula.

    ResponderExcluir
  8. A literatura é a arte que se manifesta por meio das palavras, seja falada ou de forma escrita.
    As obras literarias são caracterizadas de trê formas diferentes, e são elas: Lírico, Épico e Dramático. Essa divisão surgiu na Grécia, com Aristóteles.

    Arthur V. Cardoso

    ResponderExcluir
  9. Os gêneros literarios são divididos em: lírico, épico e dramático.
    O épico é usado em terceira pessoa e usa fatos heróicos.
    O lírico é usado em primeira pessoa, e prevalece o uso do "eu" lírico.
    Já o dramático apresenta por meiio de gestos e palavras, um acontecimento.Retrata conflitos humanos.

    Beatriz Ottoni - 1ºEIM

    ResponderExcluir
  10. Como toda arte a literatura está dividida, sendo que a literatura é divida em gênero dramático, épico, lírico e narrativo. O gênero dramático é onde os atores se expressam por meio de gestos e falas, é um genero onde os textos são feitos para ser representados. O gênero lírico tem esse nome por causa do instrumento que era tocado juntamente com a sua fala (que era a poesia/história). O gênero épico é uma grande narrativa onde narra a história de um grande herói, em uma grande aventura. O gênero narrativo surgiu nos tempos mordenos sendo uma variante do gênero épico.
    Cada um desses gêneros é subdivididos em outros tipos.

    Rodolfo Alves dos Santos. 1ºEIM

    ResponderExcluir
  11. Os gêneros da narração é o épico, o lírico, o dramático e o narrativo.
    O épico conta histórias de heróis, possue poemas longos chamados de epopéia, pode ser escrito em prosa, um romance, um conto, uma fábula.
    O lírico pode ser escrito em verso ou em prosa, predomina a 1ª pessoa gramatical, presença de rima,o texto é atemporal, métrica e ritmo.
    O dramático é representado por meio de gestos e palavras.Se subdivide nas seguintes modalidades:tragédia, comédia,tragicomédia e farsa.
    O Gênero narrativo é visto como uma variante do gênero épico, enquadrando, neste caso, as narrativas em prosa.

    Aluna: Katyane Moraes da Fonseca 1º EIM

    ResponderExcluir
  12. Na literatura, há a divisão entre gêneros literários, sendo estes o lírico, no qual o narrador relata emoções de si mesmo, ou seja, em 1ª pessoa; o épico, que relata fatos históricos e heróicos, em 3ª pessoa, sendo o narrador-observador; e o dramático, que consiste em textos de cárater representavél. Ainda há o narrativo, ficção derivada do épico, e o didático, aceito como um gênero especial, que trata da palavra no sentido literal. O gênero narrativo pode dividir-se em novela, romance, conto e fábula.

    Aluno: Jean Pablo Vieira de Mello

    ResponderExcluir
  13. A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA.
    O gêneros podem ser dividos em três,
    ♦ Lírico, quando o eu que conta a história passa emoção, e é quando o texto se passa em primeira pessoa do presente.
    ♦ Dramático, é um senso comum significa um acontecimento ou uma um situação de grande intensidade emocional. Todavia, em sentido literário, drama configura um texto destinado a representação, independentemente de seu caráter de tragédia, de comédia, de farsa, etc. Assim, falar do gênero dramático é falar do gênero teatral.
    ♦ Épico, é provavelmente a mais antiga das manifestações literárias. Ele surgiu quando os homens primitivos sentiram necessidade de relatar suas experiências, centradas na dura batalha de sobrevida num mundo caótico, hostil e ameaçador.

    _
    C. Melo [ 1965 * *]

    ResponderExcluir
  14. Na literatura, há a varias divisões entra elas os gêneros literários, sendo eleso épico, que relata fatos históricos e heróicos, em 3ª pessoa, sendo o narrador-observador ; o lírico, no qual o narrador relata si mesmo, ou seja, em 1ª pessoa; e o dramático, que consiste em um textos representavél. existe tambem o narrativo, ficção derivada do épico, e o didático, aceito como um gênero especial, que trata da palavra no sentido literal. O gênero narrativo pode dividir-se em novela, romance, conto e fábula.

    Nome : Bruno almeida 1° EIM

    ResponderExcluir
  15. Na literatura, existe uma divisão entre os genêreos literários, sendo eles o lírico onde o narrador relata emoçoes de si mesmo, o texto eh feito em primeira pessoa, o épico relata fatos heróicos é feito em terceira pessoa, sendo assim narrador observador. O narrativo é ficção derivada do épico e do didático. Esse gênero se dividi em novelas, romances, etc...


    Jorge Gomes Soares Junior

    ResponderExcluir
  16. Os generos literarios podem ser divididos em três !
    Gênero Lírico - Seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram cantadas; separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica.
    Gênero Dramático - Drama, em grego, significa "ação". Ao gênero dramático pertencem os textos, em poesia ou prosa, feitos para serem representados.
    Gênero Épico - A palavra "epopéia" vem do grego épos, ‘verso’+ poieô, ‘faço’ e se refere à narrativa em forma de versos, de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo. É uma poesia objetiva, impessoal, cuja característica maior é a presença de um narrador falando do passado (os verbos aparecem no pretérito).

    ResponderExcluir
  17. Os Generos Literarios
    O gênero narrativo apresenta enredo, que é o conjunto de fatos encadeados; personagens, seres que vivem os fatos narrados e descritos, nesta relação de elementos há o diálogos e o tempo. No gênero dramático, o texto só atinge o seu objetivo quando encenado no palco.

    O gênero dramático apresenta uma história que é contada por um narrador e vivida pelos atores que representam as personagens. Há um espaço(cenário), as descrições sobre o cenário ficam em segundo plano, e o interesse do receptor pelo desfecho da história é acentuado conforme o “clímax” do roteiro.

    No gênero lírico o objetivo do emissor não é somente contar uma história, não predomina a presença de enredo, descrição ou personagem. O objetivo do texto é subjetivo, ou seja, expressar a realidade do eu-poético, escritos em verso.

    ResponderExcluir
  18. As obras literarias são divididas em três gêneros literarios, sendo-os: lirico, dramático e épico.
    O lírico caracteriza-se por demontrar emoções do própio autor, em primeira pessoa.
    O gênero épico mostra fatos heroicos ou históricos, em terceira pessoa aonde o narrador é um observador dos fatos.
    O gênero dramático caracteriza-se por relatar textos de conflitos humanos.

    Thales Barbosa Forecchi

    ResponderExcluir
  19. A literatura se divide em tres generos:
    Lírico: Quando o narrador é o proprio "eu";
    Dramático: Quando se narra conflitos por gestos e palavras;
    Épico: Quando o narrador não participa da historia, ou na 3º pessoa.
    Disivisao que se deu origem na Grécia Clássica com o Aristoteles.

    ResponderExcluir
  20. As obras literárias são dividas em três gêneros, o lírico, onde o autor expressa suas opiniões, seguindo uma sequência atemporal, há uma presença de rimas, métricas, ritmo, e é escrito em 1º pessoa. O épico, onde narra feitos históricos e heróicos, há presença do narrador-observador e em terceira pessoa, seguindo uma sequência temporal, podendo ser subdividido em prosa, romance, conto, fábula. Também há o gênero dramático onde há um conflito que é feito para ser encenado. Já o narrativo é um derivado do épico, onde há uma ficção no sentido figurado.

    Nome: Danilo Pereira Neves 1ºEIM

    ResponderExcluir
  21. O gênero literario se divide em três categorias: épico, lírico e dramático.
    O épico e usado em fatos heroicos na 3ª pessoa,o lirico ne 1ª pessoa e fala do sentimento do proprio autor, o dramatico consiste em textos de cárater representavél.

    Aluno: Thássio Esteves Rezende

    ResponderExcluir
  22. Épico, narração de fatos heroicos, com grande enfase nos atos de bravura. Narrada em terceira pessoa, numa sequecia temporal.
    Lirico, verso ou prosa, narrado em primeira pessoas, é atemporal. Prersença de ritmop, metrica e rima.

    Vitória Izabela 1º EIM

    ResponderExcluir
  23. A literatura é uma forma de arte que é representada por meio de palavras. Ela pode ser considerada, dependendo do contexto, como: dramático, lírico e épico. O gênero dramático e dividido em: tragédia, comédia, tragicomedia e farsa.
    O gênero narrativo também é dividido, mas a mais antiga das divisões é a fábula, na qual foi criada no séc.VI a.C. esse gênero é visto como uma variação do gênero épico.

    TAINÁ DOS SANTOS RODRIGUES ♥

    ResponderExcluir
  24. Os gêneros literários são geralmente divididos, desde a antiguidade em três grupos:narrativo ou épico, lírico e dramático.
    Essas três classificações básicas fixadas pela tradição englobam inúmeras categorias menores, comumente denominadas subgêneros.

    Gilliad Segantini

    ResponderExcluir
  25. Um texto pode se presentar em prosa ou verso, conforme a mneira de imitação as obras podem sao divididas em em 3 generos: lirico quando um "eu" passa emoção ,o dramatico quando atores por meio de palavras e gestos apresentam por meio de palavras e gestos um acontecimento e epico quando temos de um fundo historico.
    Esta divisão de 3 generos originou-se na Grecia quando a poesia era uma forma predominante na literatura.

    RAPHAEL PANCINI
    1ºMIM

    ResponderExcluir
  26. Generos literarios:em relação a sua forma, o texto pode apresentar-se em prosa ou verso. Quanto ao conteúdo, estrutura, e segundo os clássicos, conforme a "maneira de imitação", podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros:

    Lírico: quando um "eu" nos passa uma emoção, um estado; centra-se no mundo interior do Poeta apresentando forte carga subjetiva

    Dramático: quando os "atores, num espaço especial, apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento". Retrata, fundamentalmente, os conflitos humanos

    Épico: quando temos uma narrativa de fundo histórico; são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopéias


    HEITOR MENDES VIEIRA DA SILVA

    ResponderExcluir
  27. o genero literario se divide em 3: épico, lírico e dramático. o lirico o autor expressa suas opiniões sobre o assunto em destaque, o lirico onde o autor passa-se como o principal do texto e no dramatico é representado um acontecimento historico.
    ( olmeris - 1º MIM )

    ResponderExcluir
  28. O gênero literario se divide em: épico, lírico, dramático e narrativo
    O épico é escrito em terceira pessoa e possui um fundo historico e fatos heroicos.
    O lírico é escrita em primeira pessoa e é quando um "eu" nos passa uma emoção.
    O dramático retrata principalmente os conflitos humanos.É dividido em: tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.
    O narrativo pode ser dividido em: romance, novela, conto e fábula.


    Bianca Carvalho Frassi ♥

    ResponderExcluir
  29. Sabemos que na literatura ha três tipos de gêneros, o primeiro gênero é o épico que e feito em historias heroicas, o segundo é o lirico que é feito pelo proprio sentimento do leitor e o terceiro que é o dramatico produz textos em poesia ou prosa.
    Christian Sérgio Tonon

    ResponderExcluir
  30. A literatura se manifesta através da palavra.Pode apresentar-se em forma de prosa ou verso e o gênero pode ser lírico,dramático e épico.O texto lírico é subjetivo e expressa as emoções do autor.O gênero dramático retrata os conflitos humano e a este gênero pertencem os textos para serem representados.O gênero épico narra feitos heróicos e tem como característica a objetividade.
    REBECA

    ResponderExcluir
  31. Na literatura, tem uma divisão dos gêneros literários, sendo que o épico fica na 3° pessoa e conta dos fatos heroícos; o dramático retrata os conflitos humanos, onde se compreende a trágedia, a comédia, a tragicomédia(mistura o real e o imaginário) e a farsa; o lírico é na primeira pessoa e fala do "eu lírico.

    Gustavo Gomes Fabres 1°MIM

    ResponderExcluir
  32. O gênero épico é a narrativa em versos que apresenta um episódio heróico da história de um povo. Na estrutura épica temos: o narrador, a história, os personagens, o tempo e o espaço.
    O gênero lírico é na maioria das vezes expressa pela poesia. É de grande importância saber que nem toda poesia pertence ao gênero lírico. Esse gênero preocupa-se principalmente com o mundo interior de quem escreve o poema, o eu-lírico, que pode ser também chamado de sujeito lírico, voz lírica ou voz poética.

    ResponderExcluir
  33. Em relação aos gêneros literários, este pode ser dividido em três gêneros: Lírico, Dramático e Épico. Essa divisão originou-se na Grécia clássica, com Aristóteles, mas pela didática adotamos uma divisão em quatro gêneros,desmembrando do épico o gênero narrativo.

    (Victor Periz-1ºMIM)

    ResponderExcluir
  34. Literatura é dividida em 3 generos. Epico, lirico ne dramatico. Épico é quando há uma narrativa de fundo historico, feitos heróicos e os grandes ideais de um povo. Lirico, o "eu" passa uma emoção, um estado de forte carga subjetiva. Dramatico, apresenta geralmente os conflitos humanos
    Nathassia - 1º MIM

    ResponderExcluir
  35. A literatura é uma arteque se manifesta pela palavra.

    -Pode ter o genero lírico, possui uma estrutura mais rica não precisa ter rima.
    -Gênero dramático, podendo ser tragédia, comédia, tragicomédia ou farsa.
    -Gênero épico: em forma de versos retratando um fato grandioso.
    -Gênero narrativo: representa a vida comum, podendo ser romance, novela, conto ou fábula.
    -Gênero narrativo: representa a vida comum, podendo ser romance.


    Roberta Rios. 1° MIM.

    ResponderExcluir
  36. Aliteratura é a arte da palavra seja é falada ou escrita.Os gêneros da literatura são divididos em três categorias: épico, lírico e dramático. Logo apos nasceu o genero narrativo.

    Diego Maciel do Carmo - 1º MIM

    ResponderExcluir
  37. A literatura é a arte que se manifesta pela palavra, seja ela falada ou escrita. O texto pode se apresentar em prosa ou verso, conforme a maneira de imitação as obras podem ser enquadradas em três gêneros:
    Lírico: quando um "eu" passa emoção;
    Dramático: quando "atores" apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento;
    Épico: quando temos a narrativa em fundo histórico.
    Esta divisão dos gêneros literários originou-se na Grécia quando a poesia era uma forma predominante da literatura. Existe também o gênero narrativo desmembrado do épico por parecer mais didático.

    ResponderExcluir
  38. sabe-se que os gêneros literários se dividem em 4 categorias: o lírico: passa uma emoção mostrada pelo poeta; o épico: é contada uma história do passado onde a Terra é cheia de heróis e/ou deuses; o dramático: onde uma história é contada por meio de gestos e ações; e um ultimo gênero: criado na modernidade, que predomina a prosa para contas histórias fictícias.

    Nicolas prates araujo- 1°MIM

    ResponderExcluir
  39. Forma de expressão humana, a Literatura apresenta-se em diferentes formas traduzindo diferentes ideias e culturas.Sua divisão em gêneros foi originada na Grécia Antiga, com Aristóteles.No gênero lírico temos a expressão da emoção e do estado do autor,sua ideias mais profundas dos mistérios humanos.No dramático, literalmente, a ação de representar ,tratando os conflitos humanos e ,finalmente, no épico que utiliza o pano de fundo clássico para as narrativas históricas.Variante do gênero épico,o gênero narrativo enquadra narrativas em prosa em suas obras e manifesta-se principalmente em romance,novela e conto.Enfim, entender os gêneros literários nos fornece dados para melhor compreender todo o fascínio envolto nesta arte.

    ResponderExcluir
  40. os generos literários compreenem de tres tipos: lírico , épico e dramatico.
    lírico:defini-se como expreção da primeira pessoa do singular do tempo presente, e tambem se compõe muito poe poesia,de uma estrutura muito rica.
    épico:grandios, intenso, sempre ha a presença de um herói e tem a narrativa como sua sub divisãoe sempre esta na terceira pessoa.
    dramático:pertense aos textos em poesia e prosa, e esses textos são feitos para serem representados(teatral).no genero dramático se compreende:tragédia, comédia, tragicomédiae farsa.
    jadsmila ferreira rocha 1º mim

    ResponderExcluir
  41. A Literatura é a arte q utiliza a palavra como manifestação. Existem três gêneros literários, sendo: O Lírico, quando um "eu" apresenta uma emoção ou sentido; O Dramático, quando os atores apresentam um acontecimento por meio de palavras e gestos; e o Èpico, quando o narrador mantem uma distancia do acontecimento que geralmente são heróicos. Porem ainda existe o gênero Narrativo, que é visto como uma variante do Èpico, e suas principais manifestações são: o romance, a novela e o conto.
    Murilo Tozatto Breda

    ResponderExcluir
  42. Literatura é uma arte que é manifestada através de palavra, seja escrita ou falada. È dividida em três gêneros: Lírico; Dramático; Épico.
    - O gênero lírico, como o nome vem de um instrumento, pelo fato das poesias antigamente eram cantadas, apresentando rima, estrofe, métrica. Atualmente esse gênero não é usado fundamentalmente, como a poesia do modernismo.
    - O gênero dramático é pertencente dos textos, em poesia ou prosa, o leitor e o publico desempenham papel fundamental ao elenco. Divide-se em várias modalidades: Comédia, tragédia, tragicomédia.
    - Gênero Épico é uma narrativa em forma de versos de fatos grandiosos e maravilhosos.
    - Gênero Narrativo é muito visto como um variante de Gênero épico, dependendo, as primeiras manifestações narrativas são: o romance, a novela e o conto.

    Patrick Bonometti

    ResponderExcluir
  43. A literatura é uma arte que por meio da fala e da escrita, se expressa.
    Na escrita pode ser representada por prosa ou verso.
    Divide-se em três gêneros: Lírico, Dramático e Épico.
    O gênero lírico retrata a subjetividade do "eu", os sentimentos, as emoções. O termo lírico deve-se ao fato das palavras serem recitadas com acompanhamento do som da lira.
    O gênero épico narra contos heróicos de uma pessoa, um povo ou uma nação.
    O gênero dramática mostra os conflitos humanos, classificando-se em: tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.
    A tragédia provoca compaixão e terror. A comédia critica os costumes de forma que provoque risos. A tragicomédia mistura o real com o imaginário.
    Farsa critica a sociedade e seus costumes.
    As principais manifestações do gênero narrativo são o romance, a novela e o conto.
    Ambos representam a vida comum, de forma particular e individual.
    O romance foca-se mais no personagem, tem situação mais complicadas e com passagem mais lenta do tempo do que a novela, que se foca mais no narrador, quem conta os fatos passados.
    O conto é mais simples, conta somente um fato específico, já a fábula utiliza, geralmente personagens animais ou inanimados, transmindo uma lição de moral.

    Laís Medeiros Siqueira Carvalho.

    ResponderExcluir
  44. A literatura sendo a arte representada pela palavra, escrita ou falada, é dividida em 3 gêneros literários:
    LÍRICO: quando o “eu” lírico passa emoção, sentimento.
    ÉPICO:conta os feitos heróicos de uma pessoa, povo ou nação.
    DRAMÁTICO:textos que podem ser representados. Onde podem ser classificadas em tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.
    A narrativa é uma variante do gênero épico.

    MÔNICKA TONINI.

    ResponderExcluir