segunda-feira, 15 de junho de 2009

aula 05 - trovadorismo II

Periodização da Literatura em Portugal e no Brasil:
A história da literatura portuguesa, tal qual conhecemos hoje, tem início em meados do século XII, quando Portugal se constitui como um estado independente.
Os mais de oito séculos de produção literária portuguesa são divididos em três grandes eras:

• ERA MEDIEVAL
• ERA CLÁSSICA
• ERA ROMÂNTICA OU MODERNA

Em função dos estilos individuais dos artistas (maneira particular de utilizar a língua), do contexto histórico e das tendências de cada período, estas eras literárias foram subdivididas em fases menores, chamadas Estilos de Época ou Escolas Literárias, conforme vemos no quadro abaixo:

A história da literatura brasileira, como não podia deixar de ser, está intimamente ligada à história literária de Portugal e também dividise em eras histórico-literárias, tendo como marco de separação a independência da colônia:

• ERA COLONIAL
• ERA NACIONAL
Esta delimitação cronológica, recurso puramente didático, não deve ser entendida de forma rígida, como se as Escolas fossem compartimentos estanques presos a certas datas arbitrariarmente estabelecidas. Ao contrário, um mesmo autor pode apresentar características de várias escolas, independentemente da época e, as datas representam apenas marcos históricos, isto porque, sempre há um período de transição entre a ascensão de um Estilo e o declínio de outro.

ERA MEDIEVAL
ERA ROMÂNTICA/ ERA MODERNA
ERA COLONIAL
ERA NACIONAL
TROVADORISMO
O início das chamadas literaturas de línguas modernas ocorre com a produção dos poetas da Idade Média, conhecidos como trovadores. O termo trovador origina-se de trobadour, que significava “achar”, “encontrar”. Cabia ao poeta “encontrar” a música e adequá-la aos versos. Neste período as composições eram basicamente compostas para serem cantadas ao som de instrumentos como a lira, a cítara, harpa ou viola, daí serem chamadas de cantigas. Os artistas medievais eram classificados em:

Trovador – geralmente nobre, possuidor de uma cultura erudita, não recebia por suas composições;
Jogral – compositor, saltimbanco ou ator que recebia por suas apresentações;
Segrel – fidalgo decaído que apresentava-se nas cortes, em troca de dinheiro, juntamente com seu jogral. Pode ser considerado um trovador profissional;
Menestrel – artista que servia a uma determinada corte;
Jogralesa ou soldadeira – moça que acompanhava os artistas dançando, cantando e tocando castanholas.

O primeiro texto literário português que se tem registro é a “Cantiga da Guarvaia” ou “Cantiga da Ribeirinha” (1189 ou 1198), cantiga de amor de autoria de Paio Soares de Taveirós.
CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL
O séculos XI e XII são marcados pelo feudalismo, no plano político-econômico e pelo espírito teocêntrico (deus como o centro de todas as coisas), no plano religioso. A sociedade medieval, composta basicamente pelo clero, nobreza e camponeses, estava estruturada numa relação de suserania e vassalagem, através da qual os vassalos (povo) serviam e obedeciam ao suserano (senhor feudal) em troca de proteção e assistência econômica. Tal estrutura era mantida graças ao teocentrismo, que difundia a idéia de destino, fazendo com que o povo aceitasse sua posição subalterna sem contestação, uma vez que esta era ordem divina. Este dois traços histórico-culturais irão influenciar toda a produção literária trovadoresca, não só na poesia mas também na prosa.

PRODUÇÃO LITERÁRIA
CANTIGAS
O que conhecemos da poesia trovadoresca, anterior ao aparecimento da escrita, está contido em obras conhecidas como cancioneiros, manuscritos antigos encontrados a partir do final do século
XVIII. Os três mais importantes são:

• Cancioneiro da Ajuda ou do Real Colégio dos Nobres – reúne 310 composições, das quais 304 são cantigas de amor , foi organizado por D. Dinis e é o mais antigo de todos. Encontra-se na Biblioteca da Ajuda, em Portugal.

• Cancioneiro da Vaticana – reúne 1205 poesias, de autoria de 163 trovadores. Conserva-se ainda hoje na Biblioteca do Vaticano, em Roma.

• Cancioneiro da Biblioteca Nacional – também conhecido por Cancioneiro de Colocci-Brancuti, em homenagem a um de seus antigos possuidores. É o mais completo de todos, contendo 1647 cantigas de todos os gêneros. Encontra-se na Biblioteca Nacional de Lisboa, em Portugal. Há ainda, segundo alguns estudiosos, as Cantigas de Santa Maria, um cancioneiro de poesias religiosas composto por 426 produções acompanhadas das respectivas músicas.

Toda esta produção poética dividi-se em: De amor; Líricas; De amigo; Cantigas De escárnio; Satíricas e De maldizer

Nas Cantigas de Amor, de origem provençal (Provença região sulda França), o trovador, posicionando-se num plano inferior – como um vassalo, canta o sofrimento pelo amor não correspondido e as qualidades de uma mulher idealizada e inatingível, a quem chama de “minha senhor”.
“Senhor fremosa, pois me non queredes
creer a coita en que me tem amor,
por meu mal é que tan bem parecedes
por meu mal vos filhei por senhor
e por meu mal tan muito bem oí
dizer de vós, por meu mal vos vi
pois meu mal é quanto bem vós havedes.”
(Martim Soares, século XIII)

Originárias da Península Ibérica, as Cantigas de Amigo apresentam um eu-lírico feminino, embora fossem produzidas por homens. Nelas a mulher canta a ausência do “amigo” que está afastado, geralmente a serviço do rei ou em guerras. Ao contrário das primeiras, que refletiam a corte, as Cantigas de Amigo descrevem um ambiente pastoril, a moça ao cantar seus sentimentos dialoga com a mãe, a amiga e elementos da natureza.

“Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
e ai deus, se verrá cedo!
Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
e ai Deus, se verrá cedo!
Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!
e ai Deus, se verrá cedo!...”
( Martim Codax, século XIII)

Produzidas com o objetivo de satirizar as pessoas e os costumes da época, as Cantigas de Escárnio continham uma sátira indireta, marcada por ambigüidades e sutilezas, dificultando a identificação da pessoa atacada.
“Ua dona, nom digu’eu qual,
non agoirou ogano mal
polas oitavas de Natal:
ia por as missa oir
e ouv’un corvo carnaçal,
e non quis da casa sair...”
(Joan Airas de santiago, século XIII)

Já as Cantigas de Maldizer continham ataques diretos, sem a preocupação de ocultar a identidade da pessoa satirizada, apresentando muitas vezes expressões de baixo nível e obscenidades.

“Ai, don fea! Fostes-vos queixar
porque vos nunca louv’en meu trobar;
mais ora quero fazer un cantar
en que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandía...”
(Joan Garcia de Guilhade, século XIII)

Quadros comparativos entre as cantigas:

Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo

- origem provençal - origem galego-portuguesa
- eu-lírico masculino - eu-lírico feminino
- objeto desejado: a dama, 0 “senhor”
- objeto desejado: o amigo
- o homem presta a vassalagem amorosa; sofre pelo amor não correspondido – “coita”
- a mulher sofre pelo amante, namorado ausente
- mulher idealizada, superior - mulher real, mais concreta
- ambiente palaciano (aristocrático) - ambiente rural (popular)

Cantigas de Escárnio Cantigas de Maldizer
- ataque indireto - ataque direto
- predomínio da ironia e do sarcasmo - predomínio de palavras chulas (baixo nível)
- crítica a costumes, pessoas e acontecimentos
- crítica a costumes, pessoas e acontecimentos
- não declaração de nomes - declaração do nome pessoa criticada
PROSA
A prosa medieval, posterior à poesia, é representada basicamente pelas novelas de cavalaria, narrativas de cunho cavaleiresco e religioso que contavam as aventuras de grandes reis e seus cavaleiros. Destacam-se entre elas a História de Merlim, José de Arimatéia e a Demanda do Santo Graal. Havia também outros textos em prosa, assim divididos:

• Hagiografias – biografia de santos
• Livros de Linhagens ou Nobiliários – relatos genealógicos de famílias nobres
• Cronicões – livros de crônicas

Costuma-se afirmar, didaticamente, que o Trovadorismo termina com a nomeação de Fernão Lopes para o cargo de cronista-mor da Torre do Tombo, em 1418, marcando o início do Humanismo

32 comentários:

  1. A história que chonecemos literatura, começa em no século XII, foi quando Portugal se constitui como um estado independente.
    Os oito séculos de produção literária portuguesa são divididos em três grandes eras:

    • ERA classica
    • ERA romântica ou moderna
    • ERA medielval

    ResponderExcluir
  2. O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa.Seu marco inicial é a " Cantiga da Ribeirinha", escrtita por Paio soares. Os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam as cantigas, que eram manuscritas em Cancioneiros. No trovadorismo galego-portugues,as cantigas são divididas em satíricas ( Cantigas de maldizer ) e líricas ( cantigas de amor e Cantigas de amigo ). Os tres cancioneiros mais importantes são: Cancioneiro da Ajuda ou do Real Colégio dos Nobres; Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional.

    ResponderExcluir
  3. O Trovadorismo surgiu no século XII na Idade Média e durou até o ano de 1418.
    Os trovadores eram de origem nobre.E suas poesias eram chamadas de cantigas, pois também eram cantadas, com instrumentos liricos.
    As cantigas eram divididas em:
    - Cantigas de Maldizer: satiricas diretas;
    - Cantigas de Escárnio: o nome da pessoa satirizada não aparecia no poema;
    - Cantigas de Amor: são destacadas as qualidades da mulher amada;
    - Cantigas de Amigo: o eu-lírico é uma mulher, que escreve para o seu namorado, referindo-se a ele como "amigo".

    MARIA ANGÉLICA - 1ºEIM

    ResponderExcluir
  4. A história da literatura portuguesa tem início em meados do século XII. Quando Portugal se constitui um estado independente. Os oito séculos de produção literária portuguesa são divididos em três grandes eras: Era medieval, classica, rômantica ou moderna. A história da literatura brasileira está intimamente ligada à história literária de Portugal e também dividise em eras histórico-literárias, que são: Era colonial, e nacional.

    Arthur V Cardoso

    ResponderExcluir
  5. A literatura de Portugal e do Brasil é dividida em 4 eras:
    -Era medieval
    -Era romantica
    -Era colonial
    -Era nacional
    -Trovadorismo
    O termo trovador vem de trobadour, que significava achar.Cabia ao poeta “encontrar” a música e adequá-la aos versos.

    Lourenço V. Werneck

    ResponderExcluir
  6. O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, teve inicio no século XII, na idade média. As obras são conhecidas como cantigas, e são divididas em quatro:
    Cantigas de maldizer, eram feitas sátiras diretas, o nome da pessoa satirizada pode ser explícita ou não.
    Cantigas de escarnio,eram indiretas, com duplos sentidos o nome da pessoa não aparecia.
    Cantigas de amor,o homem destacaas qualidades da mulher, na maioria das vezes seu amor não é correspondido.
    Cantigas de amigo,a mulher se lamenta pela falta do amado.

    Karolina Costa - 1°EIM

    ResponderExcluir
  7. Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da lingua portuguesa.
    Os trovadores eram artistas que compunham e cantavam.
    O trovadorismo era divido em quatro partes:cantigas de maldizer;cantigas de escárnios;cantigas de amor e de amigo.

    Beatriz Ottoni- 1ºEIM

    ResponderExcluir
  8. O trovadortismo foi criado em Portugal na época em que esse país estava se formando como nação indempendente. Durante 8 séculos, o trovadorismo foi dividido em 3 grandes éras: a éra clássica, a éra medeval e a éra romântica ou moderna.

    Gabriel Fernandes Mattos 1ºEIM

    ResponderExcluir
  9. O trovadorismo foi a primeira forma de manifestação da lingua portuguesa, em meados do século XII, quando Portugal se constituia um estado independente (idade média). As obras baseadas no trovadorismo sãom conhecidas como cantigas, que se subdvidem em quatro categorias:
    Cantigas de maldizer, eram feitas sátiras diretas, o nome da pessoa satirizada pode ser explícita ou não.
    Cantigas de escarnio,eram indiretas, com duplos sentidos o nome da pessoa não aparecia.
    Cantigas de amor,o homem destacaas qualidades da mulher, na maioria das vezes seu amor não é correspondido.
    Cantigas de amigo,a mulher se lamenta pela falta do amado.

    Lucas Valadares Mota! 1ºEIM

    ResponderExcluir
  10. O trovadorismo é uma escola literária que surgiu na idade média no séc.XII.Foi a primeira manifestação literária da lingua portuguesa.Era escrita em galego-portugues e as cantigas se dividiam:Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).

    Aluna: Katyane Moraes da Fonseca 1ºEIM

    ResponderExcluir
  11. O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, no século XII.
    Essa manifestação pode ser dividida em quatro cantigas:
    Cantigas de maldizer, eram sátiras diretas.
    Cantigas de escárnio, eram escárnios indiretos.
    Cantigas de amor, Homem destacando as qualidades da mulher.
    Cantigas de amigo, mulher se lamenta pela falta do amado.

    Brenda Feitoza - 1°EIM

    ResponderExcluir
  12. O trovadorismo é um gênero muito antigo, nobres e reis usavam este tipo de texto, criavam e cantavam.
    Ela pode ser dividida em, Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo, Cantigas de Escárnio e Maldizer.

    ResponderExcluir
  13. Enquato Portugal surgia a sua literatura também surgia, logo o Trovadorismo surgiu juntamente com o surgimento de Portugal. A literatura Portuguesa é dividida em três eras:

    1ºEra moderna ou Romântica;
    2ºEra Clássica;
    3ºEra Medieval;

    O trovadorismo era na sua maioria cantada acompanhada com instrumentos musicais, e se dividia em:

    1º Cantiga de Amor : onde o cantor se colocava no lugar de vassalo da sua amada;
    2º Cantigo de Amigo : onde o criador dela era um homen que se fazia passar por uma mulher que se lamentava por seu amigo(namorado);
    3º Cantiga de Escárnio: Onde o eu-lírico falava mal de alguem, mas utilizava-se do duplo sentido para não ofender diretamente a pessoa;
    4º Cantiga de Maldizer: Onde o eu-lírico fala diretamente mal da pessoa, utilizando palavras de baixo escalão.

    Rodolfo Alves dos Santos. 1ºEIM.

    ResponderExcluir
  14. trovadorismo I ele surgiu pela manifestação da língua Portuguesa, teve como assunto as cantigas em forma de poesia,cantiga de amigos cantiga de amor e varias outras.
    E o trovadorismo II, teve como costumes poesias, interprerta as poesias nos acontecimentos do dia_dia. Esses dois trovadorismo é muito importante para interagir com a obra.

    Nádia Verly Eletrotécnica

    ResponderExcluir
  15. O trovadorismo foi uma manifestação literária, no século XII. As obras que foram apresentadas nesta primeira manifestação, foram as chamadas cantigas. Essas cantigas expressavam todos e quaisquer tipos de sentimentos vividos pelas pessoas daquela época, como amor, amixade, o escárnio, o maldizer que podia ser interpretado como a inveja.
    O trovadorismo normalmente era acompanhado por instrumentos musicais.

    Karolyne, Eletrotécnica.

    ResponderExcluir
  16. Trovadorismo foi a primeira manifestação leterária da língua portuguesa. Os trovadores eram artistas que compunham as letras e cantavam. Eram divididos em 4 partes: uma era cantigas de maldizer, cantigas de escárnios, cantigas de amor e de amigo.

    Jorge Gomes Soares Junior

    ResponderExcluir
  17. O trovadorismo foi a primeira forma de manifestação da lingua portuguesa surgindo no século XII emquanto portugal se tornava independente. O trovadismo deram origem a estilos chamados de cantigas, aonde se dividiram em 4 estilos:
    Cantigas de maldizer, cantigas de escarnio,cantigas de amor e as cantigas de amigo.

    Thales Barbosa Forecchi

    ResponderExcluir
  18. O trovadorismo foi a primeira manifestação literaria da língua portuguesa, onde as poesias eram escritas por travadores, essas poesias eram chamadas de cantiga, pelo fato de serem cantadas.
    Elas eram divididas em 4 tipos:
    Cantigas de maldizer: Eram uma forma de gozação, pelo fato dos trovadores fazerem sátiras diretas, as vezes com palavrões;
    Cantigas de escárnio: Ao contrario da cantiga do maldizer, elas eram feitas de modo indireto, com duplo sentido;
    Cantigas de amor: Uma forma de se declarar ao seu amor, a mulher amada;
    Cantigas de amigo: declaração da mulher para o homem.
    Vitor monthay 1EIM

    ResponderExcluir
  19. O trovadorismo deu inicio com a formação do reino de portugal, sua origem foi marcada com a "Cantiga de Ribeirinha",de Pai Soares de Taiverós. Na lirica medieval, os artistas da época criavam e cantavam, e eram acompanhados pela lira, daí o nome. As cantigas eram divididas em cantigas de maldizer, escárnio, amor e amigo. Os trovadores da época eram nobres e não recebiam pelas suas obras.

    Aluno: Danilo Pereira Neves

    ResponderExcluir
  20. O travadorismo foi uma manifestação da literatura portuguesa, surgida logo que Portugal tormou-se independente. Ela se divide em:

    • ERA MEDIEVAL
    • ERA CLÁSSICA
    • ERA ROMÂNTICA OU MODERNA

    O travadorismo era ligado à música, dividindo-se em Cantiga de Maldizer, cujo nome ja se explica, Cantiga do Escarnio, onde o eu lirico ofendia alguem indiretamente, onde o eu lirico "encorporava" uma mulher que lamentava por seu amigo, e cantiga do amor, onde o eu lirico se colocava no vassalo de sua amada.

    Jean Pablo Vieira de Mello

    ResponderExcluir
  21. O trovadorismo foi a primeira manifestação da língua portuguesa que ocorreu no século XII. As obras relacionadas ao trovadorismo receberam o nome de cantigas que se divide em 4 categorias:Cantigas de maldizer,cantigas de escarnio, cantigas de amor e cantigas de amigo.

    Aluno: Thássio Esteves Rezende

    ResponderExcluir
  22. O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, surgiu no século XII e permaneceu até o ano de 1418, onde prevaleceu o Quinhentismo.
    Haviam três tipos de trovadorismo dominantes: as de amor, as de amigo e as de sátiras.
    Cada cantiga tem suas próprias características, como o eu lírico e expressões de vida. À cerca dos compositores: Trovador - geralmente nobre, não recebia por suas obras; Jogral - compositor ou ator que recebia por suas composições; Segrel - se apresentava na corte por dinheiro com seu jogral; Menestrel - artista que servia a uma determinada corte; Soldadeira: moça que acompanhava os artistas, cantando, tocando e dançando.
    Essas cantigas eram geralmente cantadas ao som de liras, de cítaras, de harpas ou violas.

    Gabriel !!!

    ResponderExcluir
  23. O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, no século XII.
    Os trovadores eram artistas nobres que compunham poesias que eram chamadas tambem de cantigas.
    As cantigas eram divididas em:
    - Cantigas de Maldizer: satiricas diretas;
    - Cantigas de Escárnio: o nome da pessoa satirizada não aparecia no poema;
    - Cantigas de Amor: são destacadas as qualidades da mulher amada;
    - Cantigas de Amigo: o eu-lírico é uma mulher, que escreve para o seu namorado, referindo-se a ele como "amigo".

    Raphael Pancini
    1ºMIM

    ResponderExcluir
  24. Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da lingua portuguesa,seu marco inicial foi a “cantiga da ribeirinha”escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189 e vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.
    Normalmente, os trovadores eram homens, mas houve trovadoras, também nobres. Suas correspondentes nas classes inferiores eram as jogralesas.

    ResponderExcluir
  25. Enquanto Portugal surgia sua literatura também surgia, logo o Trovadorismo surgiu apareceu. A literatura Portuguesa é dividida em três eras:
    1ºEra moderna ou Romântica;
    2ºEra Clássica;
    3ºEra Medieval;
    Os trovadores eram de origem nobres, eram artistas, eles criavam poemas que eram chamados de cantigas.
    as cantigas eram divididas em:
    Cantigas de maldizer, eram sátiras diretas.
    Cantigas de escárnio, eram escárnios indiretos.
    Cantigas de amor, Homem destacando as qualidades da mulher.
    Cantigas de amigo, mulher se lamenta pela falta do amado.
    Kaio Pandolfi Pessotti
    1ºMIM

    ResponderExcluir
  26. O Trovadorismo surgiu no século XII na Idade Média e durou até o ano de 1418.
    Os mais de oito séculos de produção literária p foram divididas em três grandes eras:
    a era medieval,a era clásica e a era romântica ou moderna.O trovadorismo foi divido em quatro partes:cantigas de maldizer;cantigas de escárnios;cantigas de amor e de amigo.

    ResponderExcluir
  27. A produção literária é dividida em três grandes eras: ERA MEDIEVAL, ERA CLÁSSICA, ROMÂNTICA. essa produção também é dividida em eras histórico-literárias: ERA COLONIAL e ERA NACIONAL. Os artistas medievais eram classificadas em trovador, jogral, segrel, menestrel e soldadeira. O primeiro texto literário português que se tem registro é a " Caintiga da Garvia". Os cancioneiros mais importantes são: CANCIONEIRO DA AJUDA, CANCIONEIRO DA VATICANA e CANCIONEIRO BIBLIOTECA NACIONAL. Trovadorismo foi a primeira obra literária da língua portuguesa. Os trovadores eram de origem nobre.

    TAINÁ DOS SANTOS RODRIGUES ♥

    ResponderExcluir
  28. O trovadorismo, surgido no século XII, foi a primeira manifestação literária da lingua portuguesa. Seu marco inicial foi a "cantiga da Ribeirinha" e seus trovadores eram artistas de origem nobre. No trovadorismo galego-portugues as cantigas são divididas em: Cantigas de Maldizer, de Escárnio, de Amor e de Amigo. Os artistas medievais eram classificados em: Trovador, Jogral, Segrel, Menestrel e Jogralesa ou Soldadeira. A produção da literatura Portuguesa é dividida em três eras: Medieval, Clássica e Romântica ou Moderna.
    Murilo Tozatto Breda

    ResponderExcluir
  29. foi a 1º manifetação literária da lingua portuguêsa. os trovadores eram artistas de origens nobres que compunham e cantavam, era uma poesia cantada.
    no trovadorismo galego-portguêsas cantigas são dividida em: satíricas(cantigas maidizer e escárnio)e lírica (cantiga de amor e amigo).
    sempre há um periodo de transição entre a asceção de um estilo eo dodínio do outro. o termo trovador ten tudo a ver com o estilo misical do trovadorismo.

    jadsmil ferreira rocha
    1ºmim

    ResponderExcluir
  30. Trovadorismo pode ser considerado a primeira manifestação da língua portuguesa.
    Os trovadores que tem maiores destaque são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares, João Garcia, Aires Nunes e Meendinho.
    No trovadorismo galego-português temos uma divisão de cantigas que são: As cantigas Satíricas (cantigas de maldizer e de Escárnio) e Líricas (cantigas de amor e de amigo).
    A língua portuguesa teve início em meados do Século XII. A produção literária é dividida em três Eras: Era Medieval, Era Clássica e Era Romântica ou Moderna.
    A história da Literatura brasileira se divide em Eras histórico-literárias, que são: Era Colonial e Era Nacional.
    O primeiro texto literário que é registrado é a “Cantiga da Ribeirinha”

    Patrick Bonometti

    ResponderExcluir
  31. O Trovadorismo enfrentou várias épocas até os dias atuais, os trovadores eram pessoas nobres e com o passar do tempo as cantigas foram divididas em: Cantigas de amor, cantigas de amigos, cantigas de Mladizer e cantigas de Escárnio.

    Bruno Giacomin
    1°EIM

    ResponderExcluir
  32. o trovadorismo foi a primeira manifestação literaria da lingua portuguesa e ocorreu no seculo XII, em plena idade media.
    O trovadorismo ficou marcado pela "Cantiga da Riberinha".

    aluno Gabriel Silva Schafascheck

    ResponderExcluir