quarta-feira, 29 de abril de 2009

aula 01: arte, literatura e realidade

Em todos os tempos, em todos os lugares, homens e mulheres de diferentes culturas, costumes, credos, etnias produziram arte. Por quê? O que é arte? O que explica este impulso de criação, esta necessidade de manifestar simbolicamente a vida?



Objetivos:
Explorar as possíveis definições de "literatura".
Estudar a relação entre arte e literatura.
Compreender o sentido de realidade dentro da arte.





















Por meio do quadro "Andando na Chuva", de Keith Haring, em que a pintora americana faz uma referência às mutações produzidas pela poluição e pela chuva ácida, obsevamos o olhar dela para a realidade, mesmo com o uso de aspectos da ficção.










Realidade é tudo aquilo que existe no mundo conhecido, que identificamos como concreto ou que reconhecemos como verdadeiro.










Ficção, por sua vez, relaciona-se à criação, à invenção, à fantasia, ao imaginário, promovendo a criação da realidade.


Assim, toda obra de arte é uma representação da realidade.

Literatura e Realidade

Clarividência - Renné Magritte
Observe que o modelo do pintor não é uma ave, mas um ovo. Portanto, ainda que a forma de ave não apresente grandes deformações, ela distancia-se da realidade que lhe serviu de modelo. Ao representar o ovo, o pintor "substitui-o" pelos pensamentos e sentimentos que teve ao contemplá-lo e pintou a futura ave que nasceria dele. Daí o título do quadro. O artista vê a realidade com uma "clareza" ou com uma luz diferente da do olhar comum. Como um vidente, ele vê além da superfície percebida pelo sentido. Ele é capaz de prever os acontecimentos: no ovo, já vê a futura ave.




68 comentários:

  1. Nesta aula vimos que a literatura se modifica de acordo com a cultura vivida pela sociedade no decorrer da historia e que a literatura é a arte da palavra,promovendo através da ficção(fantasia,imaginário) a realidade.
    Gilliad Seganti (Mecanica)

    ResponderExcluir
  2. Literatura utiliza das palavras como meio inicial de suas criações, a literatura é a arte das palavras, ao longo do tempo se modifica de acordo com a relação do homem com o mundo e seus semelhantes, ou seja varia com as peculiaridades de cada época.
    Realidade é tudo aquilo que existe, que identificamos como correto ou verdadeiro. Já a ficção relaciona a criação, a invenção a fantasia e o imaginário.
    (Arthur Cardoso)

    ResponderExcluir
  3. Nessa aula pude aprender a avaliar a arte relacionando-a com ficção e realidade. Percebi como o homem usa a arte ficticia para expressar seus sentimentos, a sua realidade e a realidade da sociedade em que vive expondo a sua arte para todos. (Mônicka Tonini)

    ResponderExcluir
  4. A literatura é a arte que utiliza a palavra como matéria-prima de suas criações.
    A literatura está dividia em realidade e ficção. Onde a realidade e aquilo que existe no mundo conhecido ou aquilo que é verdadeiro. Já a ficção está relacionada a criação, ou a invenção, a fantasia e ao imaginário.
    A ficção promove a construção de uma realidade, com isso podemos dizer que toda obra de arte é uma representação da realidade.
    (Gabriel Silva Schafascheck)

    ResponderExcluir
  5. A literatura é influênciada por temas discutidos na época e faz parte do gigantesco mundo chamado Artes.
    A arte também pode ser dividida em música, dança, escultura, pintura, teatro, cinema, etc..
    A literatura pode mostrar o mundo real por meio da ficção, como podemos observar na pintura “Andando na Chuva”, de Keith Haring.
    (Cristino)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O tema abrandado na aula foi a relação existente entre a arte, a literatura e a realidade. A literatura, assim como o ser humano e a sociedade, vive em constante mudança de acordo com sua época.

    As artes que existem são: a música, a dança, a escultura, a pintura, o teatro, a literatura e o cinema, esse último, também conhecido como a sétima arte. A realidade é tudo aquilo que é verdadeiro, o que se encontra no mundo, já a ficção é algo relacionado a imaginação, criação, fantasia, porém possui uma grande relação com a realidade. Lembrando que literatura é a arte que utiliza a palavra.

    (Murilo Breda)

    ResponderExcluir
  8. O tema abordado nesta aula foi a Literatura, vimos a relação entre Arte, Literatura e Realidade, passamos a entender que o conceito de arte é uma forma de expressão dos sentimentos, que pode ser realizado através da música, dança, arquitetura, pintura, teatro, literatura e cinema; estas expressões da língua podem ser contextualizadas de forma fictícia ou que vá diretamente a realidade. Enfim a Literatura tem sua abrangência interessante no dia-a-dia e em muitas linguagens podemos interpretar, ler, conhecer algo. A aula contem todos os pontos integrantes necessários para fazer o aluno compreender isto. Legal.


    André Luz Leite.

    ResponderExcluir
  9. A arte é muito importante para o ser humano, pois é através dela que ele expressa o que sente e o que pensa através de suas criações. Uma arte muito importante é a literatura, nela o ser humano usa como matéria-prima a palavra; a literatura se evolui de acordo com a evolução do homem, assim é possível distingui a época que foi criada através das características da época.

    Para interpretar uma obra, e a informação que ela quer passar para você seja compreendida, você deve conhecer o título da obra, o autor e a época que ela foi criada, se for uma figura real isso se observa facilmente, se for uma ficção você deve observar atenciosamente e procurar alguma ligação da figura fictícia com o real.

    Danilo Pereira Neves 1ºEIM

    ResponderExcluir
  10. As artes eram: música, dança, pintura, teatro, arquitetura e literatura. E depois surgiu a 7ª arte, que era o cinema, o qual possui todas as outras artes.
    O professor explicou também, que a maioria dos pintores buscam na ficção uma forma de expressar algo real.


    Mayara Pessotti Zanetti

    ResponderExcluir
  11. A Literatura é uma arte, que expressa sentimentos, o dia-a-dia das pessoas, assim como a música, arquitetura, dança, pintura, teatro e o cinema.

    É mutável de acordo com a sociedade, por isso há diversas épocas literárias, como: Barroco, Classicismo, Trovadorismo, Arcadismo, Romantismo e muitas outras; todos baseados em seu contexto histórico.

    A ficção na arte expressa de forma metafórica a realidade, principalmente críticas sobre algo que está errado no mundo.
    Laís Medeiros

    ResponderExcluir
  12. A arte é algo que pode ser representado de várias formas/maneiras, além disso muitas pessoas precisam da arte para poder expressar oseus sentimentos.

    Uma forma bem expressiva é a literatura, na qual o ser humano pode usar um jogo de palavras para ser entendido. Uma forma recente de arte é o cinema, nessa arte são usados: literatura, teatro, música,...
    Tainá Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Nesta aula foi discutido o conceito de literatura e as obras de alguns dos autores que fazem parte desta forma de arte.Sobre literatura,foi falado que ela se divide em realidade e ficção,e foram citados alguns exemplos.
    (Mariana Silva)

    ResponderExcluir
  14. Na aula, vimos quais são os setes tipos de arte, no qual, a literatura é a arte da palavra.
    As artes variam comforme a época, a sociedade, a cultura, resumindo a artes variam conforme os sentimentos das pessoas e do meio que os cercam.
    Tambem vimos como a realidade e ficção estão interligadas, vimos que a ficção é feita para expressar algo que esta ocorrendo na sociedade, um exemplo foi o desenho "chuva ácida"(não tenho certeza se esse era o nome da obra) que foi um jeito que a autora achou para expresssar o que podia estar ocorrendo na realidade por meio de uma ficção. A ficção é um jeito de ajudar a mudar a realidade, no qual, esta conscite em tudo é conhecido pelo ser humano. Tambem foi mostrado uma foto da realidade, onde aparecia a chuva ácida em uma floresta, da qual, foi a inspiração para o desenho "chuva ácida".
    Para analisar uma obra de arte é preciso conhecer alguns fatos como: época, contexto cultural, autor, a sóciedade do autor, ... Sem esses fatos a análise da obra seria ineficaz, ou seja, não seria compreendida para nossos olhos, outro fator é que para analisamos temos que ver a obra não com um completo olhar de realidade, pois não iremos compreender a obra, ou não iremos gostar da mesma.
    Rodolfo Santos

    ResponderExcluir
  15. A literatura é um tipo de arte que tem como instrumento principal a palavra.Ela se modifica com o passar do tempo, a cada época diferente.
    Na literatura temos a realidade e a ficção.A realidade é tudo aquilo que consideramos verdadeiro.Já a ficção é o imaginário, ela representa uma amostra da realidade, mas através de fantaisas, de formas criativas.
    (Maria Angelica)

    ResponderExcluir
  16. “Literatura é a arte da palavra”. Ela é necessária para a sociedade, pois é forma de expressão, de informação e de interação. Pinturas famosas, por exemplo, são, na maioria das vezes, uma forma de expressar a realidade através da criação, da imaginação, da ficção. Elas são formas de literatura e, portanto, são arte. Arte esta que pode ser lida, interpretada, expressa-se não verbalmente e tem significado, qualidades típicas de uma literatura, de um texto.

    Jean Pablo Vieira de Mello

    ResponderExcluir
  17. A literatura é uma arte que tem como base a palavra, ela fala do ser humano, da sociedade e suas relações, ela esta em freqüente mudança, assim como a sociedade.

    As artes podem expressar realidade e ficção, a realidade representa tudo aquilo que conhecemos que reconhecemos como sendo verdadeiro, a ficção, está relacionada a coisas inventadas, desconhecidas, vindas da imaginação dos artistas, como no quadro andando na chuva de Keith Haring, que representa como a chuva acida agride a natureza, através de um inseto deformado vindo de sua imaginação, porém concluímos que a ficção é a construção de uma realidade, vista por um ponto de vista um pouco mais imaginativo. Sendo assim todas as obras de arte expressam a realidade.

    A arte é considerada um texto quando pode ser lida, interpretada, tem linguagem verbal, não verbal, tem significados, unidades e intenção.
    (Karolina Ribeiro)

    ResponderExcluir
  18. A arte, literatura e realidade, estão expressamente ligados entre si. Elas estão ligadas da seguinte forma: as artes possuem sete tipos de expressão: música, dança, arquitetura, pintura, teatro, literatura e cinema. A literatura está inserida neste contexto da arte, que por sua vez, possui a realidade como uma das formas literárias.
    Estes três temas possuem ligações diretas entre si.
    Antes existiam seis tipos de expressões artísticas, a sétima expressão hoje, é o cinema.

    Pedro Baldotto

    ResponderExcluir
  19. Nesta aula o assunto tratado foi a literatura, vimos que tudo está relacionado: arte, literatura e realidade. Existem vários tipos de arte, como: o teatro, a dança, a música, a literatura e etc...
    A realidade é tudo que existe no mundo conhecido, e a ficção está relacionada com a criação e fantasia.
    Moreno Barcellos

    ResponderExcluir
  20. Nesta aula foi dito sobre as sete artes, que são:
    Musica, dança, arquitetura, pintura, teatro, literatura e cinema. E que "A literatura é a arte da palavra" e ela se modifica com o passar do tempo e ela é uma maneira de expressar sentimentos em musicas, pinturas, teatros e etc. E que a maioria dos pintores buscam na ficção uma forma de expressar algo real.

    (Victor Periz)

    ResponderExcluir
  21. As pessoas buscam na arte se expressarem. A litertura é uma arte, portanto é um modo que as pessoas possuem de se expressarem. A literatura se modifica para acompanhar as mudanças da sociedade, mesmo assim existem obras antigas que suas ideias podem ser aplicadas ainda hoje. Muitos artistas buscam na ficção mostrar a realidade.

    ResponderExcluir
  22. A literatura tem como base a palavra.Temos duas literaturas,a que mostra a realidade,ou seja, o que nós vemos e a que mostra ficção,algo imaginario.Tambem falamos da arte;algumas pessoal usam a arte para representar épocas e o que passava nesta,utilizam também para expressar seu sentimentos.


    HEITOR MENDES

    ResponderExcluir
  23. Nesta aula abordamos o assunto: Literatura Brasileira e vimos sobre a realidade e ficção. Com isso vimos que as pessoas buscam mais realidade do que a ficção. E algumas obras que são ficções, mas mostram a realidade do mundo, fazendo assim, as pessoas enxergaram um mundo melhor. E abordamos filmes, autores que utilizam essas ficções.


    Patrick Bonometti

    ResponderExcluir
  24. Na aula de hoje vimos literatura que é uma arte expressa através de palavras e que com o tempo muda dependendo da época, vimos um pouco de "realidade" que é tudo que vimos, pegamos ou reconhecemos como verdadeiro e vimos um pouco da ficção que é de uma certa forma a criação de outra realidade.

    Lourenço Viguini Werneck

    Lourenço V. Werneck

    ResponderExcluir
  25. Nesta aula, aprendemos que a arte está ligada à literatura, e para se interpretar uma obra de arte é necessário conhecer o autor, o meio em que ele vive, e sua intensão. A arte é um meio de expressão utilizado por pessoas, em forma de músicas, arquiteturas, cinema e vários outros. A arte pode ser uma mistura entre a realidade e a ficção.

    Bruno Eugenio Giacomin da Silva

    ResponderExcluir
  26. A literatura é uma arte e que ultilza a palavra como matéria prima de suas criações , a literatura é a arte da palavra, foi falado sobre a literatura e a realidade, e que a ficção promove a construção de uma realidade.

    Christian Sérgio Tonon

    ResponderExcluir
  27. Na aula de hoje (era a primeira)contemplamos inúmeros conhecimentos novos decorrendo o assunto de todas as artes: musica, dança, arquitetura, pintura, teatro, literatura e cinema.
    aprendemos também como "ler" uma obra de arte,e como o contexto em que ela foi feita é importante,além de conceitos sobre realidade e ficcção.

    Thomas Bueno Schmitt

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. A literatura utiliza a palavra como matéria-prima para suas criações.
    Como o ser humano e a sociedade a literatura também vive em constante mudança, a maneira como ela é praticada e como ela é vista também muda conforme o tempo passa.
    A literatura pode se basear, na realidade ou na ficção onde um retrata de modo concreto e outro por invenção e fantasia.

    Vitor Santos Araujo eletrotecnica

    ResponderExcluir
  31. A literatura é uma arte, que utiliza a palavra como matéria-prima. Na literatura, pode existir a realidade e a ficção, onde em alguns casos, o autor usa a ficção para poder chegar a realidade. E ao todo existem sete artes, que são: música, dança, arquitetura, pintura, teatro, literatura e cinema.

    Kaio Pandolfi Pessotti

    ResponderExcluir
  32. A literatura muda de acordo com a época em que a sociedade está vivendo,e utiliza a palavra como base da sua criação.A arte pode ser representada pela realidade ou por uma representação da realidade,isto é,a ficção.A ficção usa da imaginação para representar a realidade.

    ResponderExcluir
  33. A literatura é a arte que utiliza a palavra como matéria-prima.Realidade compreende ao que é real e a ficção compreende ao imaginário,tendo uma forte relação entre esses, sendo a ficção usada para representar a realidade.

    ResponderExcluir
  34. Em todo o seu contexto,a literatura é definida como a forma de expressão que utiliza a palavra como matéria prima.Porém antes do processo de formação literária a palavra é só a 'matéria1',rústica sem sentido poético e sem intensidade.Com a habilidadedo artísta,o escritor, ela é moldada,ganha forma.As artes - música,dança,arquitetura,pintura e teatro- estão interligadas com a arte das palavras, a literatura.Nesse contexto,as obras são a visâo visão do autor retratando a realidade.

    ResponderExcluir
  35. Em todo o seu contexto,a literatura é definida como a forma de expressão que utiliza a palavra como matéria prima.Porém,antes do processo de formação literária,a palavra é rústica,sem sentido poético e sem intensidade.Com a habilidade do artista,o escritor,ela é moldada.As artes -música,dança,arquitetura,pintura e teatro - estão interligadas com a outra arte, a literatura.As obras são a visão do autor retratando a realidade.

    ResponderExcluir
  36. A arte está em constante mutação, ao passar do tempo ela evolui, mas a humanidade só dão valor a arte da época quando os artistas morrem. Uma arte ki tambem está em constante mudança é a literatura, que é a arte que tem as palavras como a materia prima. Existe obras que o artista retrata o seu pensar d forma realista e de forma de ficção. Na forma de ficção temos muita dificuldades de interpreta a obra.

    Henrique Biancardi Viguini Eletrotecnica

    ResponderExcluir
  37. André Luiz,eletrotécnica

    Na aula de hoje,vimos uma figura chamada chuva ácida,de autoria de keith Haring,ela quis passar os efeitos da chuva ácida,o que era uma preocupação na sua época,e essa figura pode ser considerada um texto,vimos a realidade e a ficção,as 7 artes e também o que é Literatura.

    ResponderExcluir
  38. Na aula de hoje vimos que a arte é tudo aquilo que tem como objetivo passar alguma mensagem, seja ela verbal ou não verbal, realidade ou ficção. Falamos também sobre literatura e que ela é mdificada de acordo com a cultura em que está inserida. Lucas Mota 1° EIM

    ResponderExcluir
  39. Na aula de português de hoje,dia 29/04,aprendemos sobre literatura,que é resumidamente a arte que utiliza a palavra como matéria-prima de suas criações e também apresenta a realidade vivida na época.Onde arte é dividida em música,dança,arquitetura,pintura,teatro,cinema e literatura.
    A arte pode ser vista como realidade(tudo aquilo que conhecemos no mundo real) ou ficção(promover a contrução de uma realidade. Assim, toda obra de arte é uma representação da realidade.

    Beatriz Ottoni 1ºEIM

    ResponderExcluir
  40. Em suma literatura é, dentro das sete artes, a qual se utiliza de palavras para criar suas obras. Ela varia de acordo com a época em que foi escrita, a sociedade da época e os objetivos que os autores queriam atingir.
    Sendo ela, a literatura, algo em constante mutação, assim como a sociedade, pode ser real ou ficcional, na qual uma repesenta o que é concreto, e a outra reflete o imaginar do autor, sem deixar de criar uma realidade.

    (Felipe Valente - Eletrtécnica)

    ResponderExcluir
  41. Em suma literatura é, dentro das sete artes, a qqual se utiliza de palavras para criar suas obras. Ela varia de acordo com a época e, que foi escrita, a sociedade da época e os objetivos que os autores queriam atingir.
    Sendo ela, a literatura, algo em constante mutação, assim como a sociedade, pode ser real ou ficcional, na qual uma repesenta o que é concreto, e a outra reflete o imaginar do autor, sem deixar de criar uma realidade.

    (Felipe Valente - Eletrtécnica)

    ResponderExcluir
  42. A literatura é a obra em sí, representando diretamente ou indiretamente a realidade do contexto atual. A literatura é a arte que usa a palavra como foco principal para transmitir a mensagem requerida, acompanhando o tempo e o assunto da época. A literatura é tudo que tem significado,pode ser interpretado e possui uma intenção em seu contexto.

    Thales Barbosa Forecchi 1° EIM

    ResponderExcluir
  43. Nessa aula aprendemos que a arte é um modo de a pessoa expressar o seu sentimento, sendo ele bom ou mal, e falamos também das 7 artes. O modo da pessoa se expressar com a arte varia de pessoa para pessoa
    Henrique de Oliveira 1ºMIM

    ResponderExcluir
  44. Dentro das sete artes está a literatura.Literatura é a arte que a arte que utiliza a palavra como matéria-prima.Pode haver realidade que é tudo o que reconhecemos como verdadeiro que identificamos como concreto e ficção, onde se relaciona a criação, a invenção, a fantasia.Alguns usam da ficção para mostrar a realidade.

    ResponderExcluir
  45. A aula de hoje mostrou a importancia das artes o que ela transmite que tem o seu objetivo de interpretar saber o sentido da obra,as obras tem o seu próprio valor,vimos também o sonho da cantora que surprendeu muitas pessoas,que todos riram pela sua forma vísual mas quando a voz da cantora falou mas alto todos ficaram imprecionados,esse vídeo seviu de lição para nós as vezes não damos importancias para as coisas que tem valor,as artes tem um grande significado em nossa vida pois elas nos tráz algo novo,as obras são a visão dos autores o que eles desejam expressar, as obras interagem com as pessoas quando vimos qualquer tipo de obra nos tráz uma visão de cultura, de ficção,de informação em nossa vida. Nádia Verly Eletrotécnica

    ResponderExcluir
  46. Há sete formas de arte, que são: música (que usa o som), dança (o movimento), arquitetura (desenho), pintura (desenho), teatro (usa da musica, da dança e da literatura), literatura (usa das palavras) e cinema.
    Na obra de Keittr Haringa chamada “Andando na chuva”, onde são retratadas as causas da chuva acida aos animais, podemos ver claramente a diferença de uma obra que usa a ficção (que é o caso da obra citada acima) para outra obra que usa apenas a realidade.
    Sendo:
    • Realidade: que é tudo aquilo que conhecemos.
    • Ficção: é tudo aquilo que relaciona a fantasia e o imaginário.


    Brenda da Cunha Feitoza - 1° EIM

    ResponderExcluir
  47. O assunto abordado foi a Literatura brasileira e seus conceitos, foi observado como a literatura pode mudar de acordo com o tempo, sua relação com os modos de arte, podendo ser utilizada para mostrar o mundo e até mesmo critica-lo.

    ResponderExcluir
  48. O assunto abordado foi a Literatura brasileira e seus conceitos, foi observado como a literatura pode mudar de acordo com o tempo, sua relação com os modos de arte, podendo ser utilizada para mostrar o mundo e até mesmo critica-lo.

    ResponderExcluir
  49. O assunto abordado foi a Literatura brasileira e seus conceitos, foi observado como a literatura pode mudar de acordo com o tempo, sua relação com os modos de arte, podendo ser utilizada para mostrar o mundo e até mesmo critica-lo.

    Diego Maciel do Carmo, 1º MIM

    ResponderExcluir
  50. Literatura é um "elemento" das artes; música, dança,teatro, cinema... Que é utilizada, à partir da nescessidade das pessoas se expressarem.
    Literatura está relacionada a realidade, é tudo que é verdadeiro, ou ficção, que constroi uma realidade à partir do imaginário, invenção e/ou fantasia.

    Vitória Izabela 1º EIM

    ResponderExcluir
  51. Hoje, aprendemos que o ser humano muda constantemente ao longo da história. Durante esse tempo de mudanças, a literatura foi discernida de diferentes formas. Em poucas palavras, literatura refere-se à arte de escrever de forma artística. Essa arte subdivide-se em 7: música, dança, arquitetura, pintura, teatro, literatura e cinema. Na literatura, destacam-se realidade e ficção. Realidade é tudo que existe, tudo que é concreto. A ficção é a parte da literatura que não existe, ou seja, tudo que apenas imaginamos.

    Mateus Herzog - 1º EIM

    ResponderExcluir
  52. Vimos que a Literatura é uma arte que utiliza a palavra como matéria prima aprendemos também que o ser humano e a sociedade vivem em constante mudança, como a literatura reflete a relação do homem com o mundo e com seus semelhantes ela também se modifica, alguns artistas da literatura utilizam a ficção para representar e recriar a realidade em muita das vezes vividas por eles e pela sociedade.

    RAPHAEL PANCINI(1MIM)

    ResponderExcluir
  53. Vimos que a Literatura é uma arte que utiliza a palavra como matéria prima aprendemos também que o ser humano e a sociedade vivem em constante mudança, como a literatura reflete a relação do homem com o mundo e com seus semelhantes ela também se modifica, alguns artistas da literatura utilizam a ficção para representar e recriar a realidade em muita das vezes vividas por eles e pela sociedade.
    Raphael Pancini (1ºMIM)

    ResponderExcluir
  54. Nesta aula nós aprendemos sobre a arte e a literatura. Discutimos como e quando elas estão na realidade (tudo aquilo que é real) ou ficção (invenção, imaginário). Nas obras de arte, os pintores tentam mostrar a ficção o mais próximo da realidade.
    Melissa

    ResponderExcluir
  55. Nesta aula nós debatemos sobre a arte e a literatura, vimos quando elas são aplicadas na realidade (tudo aquilo que existe, real) ou ficção (criação, imaginário). Vimos alguns quadros de artistas, que eles tentam mostrar na sua obra, a ficção mais próxima da realidade.

    Melissa

    ResponderExcluir
  56. Com o passar do tempo o mundo da arte teve grandes evoluções, a mais importante a retratar é a criação da 7º arte e o modo como os artistas buscam retratar a ficção com intuito de monstrar a realidade, assim como na obra "Andando na chuva".
    Podemos tambem concluir quq a literatura tem uma cultura, e como as outra artes ele tem como objetuvo passar uma menssagem, porem em palavras.

    Warllen Venturim 1º MIM

    ResponderExcluir
  57. Nesta aula foram abordados os assuntos, arte, literatura e realidade. Aprendemos que a arte é uma forma de expressão, mostrar o que estamos sentindo, literatura é arte que utiliza a palavra como matéria prima de suas criações e a realidade é tudo aquilo que existe em um mundo conhecido.

    Alfredo

    ResponderExcluir
  58. A literatura é uma arte onde caminha de acordo com as mundaças do ser humano, isto é, a literatura se modifica conforme se muda a época. Dentro da literatura existe ficção e realidade onde a ficção é passa para que as pessoas construam uma imagem do mundo real.

    ResponderExcluir
  59. nesta aula podemos aprender atraves das explicacações do professor,um pouco mais sobre a literatura,e tambem sobre a arte , em que falamos sobre alguns filmes,relacionados a materia,e vimos imagens de quadros artísticos relacionados a arte.

    ResponderExcluir
  60. A literatura é uma das sete artes existentes na nossa sociedade. Ela acompanha o ser humano em suas constantes mudanças, pois ela reflete a relação do homem com seus semelhantes e com o mundo.
    Na literatura, a obra-prima é a palavra, ou seja, os materiais usados nessa arte são as palavras.
    Toda obra de arte é uma representação da realidade, ou seja, como se fosse uma ficção.

    ResponderExcluir
  61. A arte, é uma forma de expressão que os artistas utilizam para expressarem sua realidade.
    Muitas vezes ele mostram sua realidade de forma ficticia.
    Outros abordam sua realidade de forma realista mesmo.
    Mais não importa a forma como eles expressam sua realidade.
    Sempre utilizam os sentimentos para criar sua arte.

    Roberta Rios.

    ResponderExcluir
  62. A literatura muda de acordo com a época em que a sociedadeeat´pa vivendo , e ultiliza a palavra como base da sua criaçõ.
    a arte pode ser epresentada pela relidade ou ou por uma representação da relidade , isto é , a ficção. a avaliação usa da imaginação para representa a realidade.

    ResponderExcluir
  63. Na aula de hoje, aprendemos sobre a literatura que é resumidamente a arte. Onde a arte está divida em música, dança, arquitetura, pintura, teatro, cinema e literatura. A arte da realidade é tudo aquilo que existe no mundo, tudo aquilo que conhecemos e aprendemos, e a arte da ficção que relaciona-se à criação à fantasia.

    Junior Soares

    ResponderExcluir
  64. Aluno: Bruno Almeida

    Na aula de hoje podemos ver um pouco das obras de arte podendo interpretar as obras e relacionando-a com ficção e realidade .

    ResponderExcluir
  65. Aluna: Katyane Moraes da Fonseca
    A literatura é uma expressão da arte, é um tipo de manifestação cultural e social.A arte foi evoluindo á medida da evolução do ser humano, que procura maneiras de demonstrar suas habilidades e seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  66. Nádia disse ...

    A literatura é a arte, no qual tráz o sentindo da mensagem,retrata acontecimentos,transmite uma
    imagem que podemos visualizar e interpreta-la, a literatura faz parte da realidade tem um significado,a Ficção relaciona a invensão, então isso forma uma obra completa com seus objetivos e fatos.
    Nádia Verly

    ResponderExcluir
  67. Em tempos atras, todos se perguntava porque?, o que é arte? mulheres de diferentes culturas, costumes, credos, etnias produziram arte.O que explica este impulso de criação, esta necessidade de manifestar simbolicamente a vida.
    o objetivo é a:
    Exploração das possíveis definições de "literatura".
    Estudar a relação entre arte e literatura.
    Compreender o sentido de realidade dentro da arte.

    ResponderExcluir
  68. A literatura é um tipo de arte, que manifesta-se atraves da cultura e da arte. ela vai evoluindo ao longo do tempo só que só valoriza depois de muitos anos

    Allan lopes

    ResponderExcluir